O Facebook afirmou, através de nota, que uma falha interna causou a queda de suas redes sociais. Ontem (4), o Facebook, WhatsApp e Instagram ficaram fora do ar por parte do dia. A empresa se desculpou com os usuários e diz que um defeito durante a alteração em suas configurações causou a queda nos serviços. De acordo com a empresa, não houve qualquer ataque hacker.
Segundo a empresa, o problema ocorreu no momento de alteração em programação que coordena o tráfego entre os centros de dados, o que causou uma “bola de neve” e efeito cascata, interrompendo a comunicação entre esses dados.
Confira a nota na íntegra:
A todas as pessoas e empresas em todo o mundo que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje em nossas plataformas. Temos trabalhado o máximo que podemos para restaurar o acesso e nossos sistemas estão funcionando novamente. A causa subjacente dessa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente.
Nossas equipes de engenharia determinaram que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.
Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma alteração de configuração com defeito. Também não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.
Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade em mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.
Santosh Janardhan, engenheiro de Infraestrutura.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.