Secretário da Tributação do RN critica proposta que modifica ICMS dos combustíveis e sugere outras alternativas

Secretário da Tributação do RN critica Proposta que modifica ICMS dos combustíveis e sugere outras alternativas

O secretário de Tributação do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier, se posicionou de forma contrária a proposta de mudança da base do cálculo do ICMS cobrado sobre os combustíveis. De acordo com a propositura apresentada na terça-feira (5) e que será colocada em discussão no Congresso Nacional, o valor do imposto seria calculado a partir da variação do preço dos combustíveis nos dois anos anteriores.

Na avaliação do secretário de tributação potiguar, a medida é equivocada e não resolve o problema, além de trazer sérios prejuízos aos estados, que considera que o principal problema é a política de preços da Petrobras, e não a forma como ocorre a tributação. “Essa iniciativa não ataca o problema porque vai onerar os cofres dos estados e municípios e não vai alterar a política de preço da Petrobras. A medida é equivocada. Vai trazer prejuízo para os cofres estaduais e não vai resolver o problema das altas sucessivas enquanto houver o pareamento do preço cobrado no Brasil e lá fora”, considera o secretário.

O secretário sugere que o Governo Federal destine verbas para que o preço não tivesse tanta variação. “A criação de um fundo para absorver essa variação e não repassar ao consumidor ainda parece ser a melhor alternativa”, disse Carlos Eduardo. As afirmações foram dadas ao jornal Tribuna do Norte.

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), pela proposta, cada Estado aplicaria a sua alíquota de ICMS sobre esse preço médio. O presidente avalia que haveria uma redução imediata de 8% no preço da gasolina, 7% no do álcool e 3,7% no do óleo diesel. O deputado explicou que a proposta vai alterar a Lei Kandir e não vai fará qualquer alteração na autonomia dos estados.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador
Pular para o conteúdo