O município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, foi a primeira cidade do Brasil a desobrigar a população do uso de máscara facial de proteção contra a Covid-19. O decreto foi publicado na última terça-feira (5), pelo prefeito Washington Reis (MDB). Segundo o gestor, a decisão foi tomada com toda segurança.
“Nossa cidade, graças a Deus, foi a cidade em que nós garantimos, em todo o período da pandemia, 200 leitos de CTI e a maioria desses leitos serviu para cidades vizinhas, interior do estado, a própria capital e até pacientes de outros estados”, declarou.
Ainda de acordo com o prefeito, o município é a 74ª cidade do estado em número de óbitos e 86ª em número de casos, e a vacinação foi feita de forma “meteórica”, onde a população pode escolher a marca da vacina. De acordo com o decreto, “fica desobrigado o uso de máscara facial no período da pandemia da covid-19, em local aberto ou fechado, em todo o território do município de Duque de Caxias”, considera o texto.
Para pessoas que estejam infectadas ou apresentem sinais ou sintomas da doença, o uso da máscara continua a ser exigido. Duque de Caxias tem 924.624 habitantes, dos quais 488.964 foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19 e 254.887 com a segunda dose. Com a dose única, foram vacinados 19.167 moradores maiores de 18 anos.
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.