Movimenta Mulheres e Mulherio das Letras promovem evento em memória dos 211 anos de Nísia Floresta

Movimenta Mulheres e Mulherio das Letras promovem evento em memória dos 211 anos de Nísia Floresta

Nesta terça-feira, 12 de outubro, o grupo Movimenta Mulheres (RN) e o Mulherio das Letras Nísia Floresta (RN) promovem cortejo poético em memória da educadora Nísia Floresta, que completa 211 anos. O evento “Nísia Floresta: um abraço à mãe Terra”, que acontecerá no município que carrega o nome da considerada primeira feminista do Brasil, vem carregado de significados.

“A importância de se realizar um tributo à Nísia Floresta é necessária para mantermos acesa a memória daquela que foi a introdutora do pensamento feminista no Brasil, militando em prol dos direitos humanos e da liberdade de uma maioria minorizada: negros, indígenas e mulheres. Por fim, pelo fato de ter sido pioneira em pensar uma educação para mulheres, vislumbrando a participação destas na vida social” destaca Kalina Paiva, professora, coordenadora da pasta de Letras e Literatura do Movimenta Mulheres (RN) e uma das organizadoras do evento.

Na abertura desta ação, os coletivos feministas realizarão um abraço simbólico no Baobá, localizado no centro da cidade. Em seguida, caminharão promovendo um cortejo poético até o mausoléu da escritora, regado a recital de poesia e música. O encerramento ocorrerá com a plantação de mudas, simbolizando a mensagem da preservação ambiental, uma das bandeiras da eterna educadora.

“O Movimenta Mulheres tem a obrigação de não deixar com que a memória de Nísia Floresta Brasileira Augusta seja esquecida. Bebemos do seu legado e somos privilegiadas por ele. Que todas jamais esqueçam que carregamos Nísia em nosso DNA Potiguar”, afirmam as presidentas Isabella Lauar, Karenina Lima e Caroline Maciel.

“A ação é digna de Nísia Floresta. Uma mulher de muitas faces. Uma floresta inteira. Esperamos vocês”, completa Rejane de Sousa, coordenadora do Mulherio das Letras Nísia Floresta (RN) e integrante do Movimenta Mulheres (RN).

Foto: Reprodução/Grupo Movimenta Mulheres (RN)

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês