Sicramirn entrega às prefeituras e aos órgãos reguladores estudo das áreas de preservação das fontes de água mineral

Sicramirn entrega às prefeituras e aos órgãos reguladores estudo das áreas de preservação das fontes de água mineral

O Sindicato das Indústrias de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em geral do estado do RN (Sicramirn) entregou o estudo de Reconhecimento Hidrogeológico e Ambiental das Áreas de Proteção das Fontes de Água Mineral às prefeituras que possuem industrias do setor em sua região. Nesta última semana, foi a vez de apresentar os resultados aos gestores ambientais das cidades de Parnamirim e Macaíba. Apodi, Ceará-Mirim e São José de Mipibu também receberão o diagnóstico nas próximas semanas. Órgãos sanitários e de fiscalização do RN já receberam a documentação.

Foi realizada uma análise do entorno das fontes de água mineral de todo o estado e, no estudo, apresentadas medidas e ações de conservação ambiental. Uma das orientações é a inclusão dos dados deste levantamento nos Planos Diretores dos municípios em que as fontes estão localizadas. Além disso, é indicada a adoção de medidas de monitoramento do aquífero no licenciamento ambiental de empreendimentos localizados no entorno dos mananciais.

Sicramirn entrega às prefeituras e aos órgãos reguladores estudo das áreas de preservação das fontes de água mineral

Para Roberto Serquiz, presidente do Sicramirn, a entrega dessa documentação aos gestores ambientais de cada município enfatiza pontos específicos e fortalece a importância do documento no monitoramento das áreas de proteção das indústrias de águas minerais daquela cidade. “As indústrias já empreendem ações para cuidado com os aquíferos, mas é preciso um esforço coletivo entre empresários e gestores públicos, cujo diálogo deve ser permanente. As águas subterrâneas não atendem apenas à atividade de extração de água mineral, mas também se destinam ao abastecimento público”, destaca.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês