Incra/RN e Prefeitura de Upanema realizam mutirão para facilitar o acesso a linhas de crédito pelos agricultores

Incra RN e Prefeitura de Upanema realizam mutirão para facilitar o acesso a linhas de crédito pelos agricultores

A Declaração de Aptidão (DAP) é fundamental para os agricultores, com o documento em mãos eles poderão acessar as linhas de crédito para aumentar a produção e renda da família.

De 19 a 21 de outubro, o Incra do Rio Grande do Norte, em parceria com a Prefeitura de Upanema, distante 279 quilômetros de Natal, realizou um mutirão para emissão da Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Ao todo foram analisadas 167 solicitações e expedidos 105 documentos.

A DAP reconhece os agricultores familiares como aptos para acessar as linhas de crédito do Pronaf e outras políticas públicas do governo federal. O serviço é oferecido aos beneficiários do Programa Nacional da Reforma Agrária (PNRA) durante todo o ano.

No Rio Grande do Norte, os interessados devem ligar para a Sala da Cidadania da regional do Incra no número (84) 4006-2170 e agendar um horário para atendimento. Para emissão da declaração são necessárias cópias do RG, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e extrato do Cadastro Nacional de Informações Social (CNIS) do titular e do cônjuge; certidão de nascimento/casamento ou de união estável; e comprovante de residência.

“Trata-se de um documento importante que identifica o produtor rural como agricultor familiar, possibilitando desde o financiamento no Banco do Nordeste até uma aposentadoria”, explica o analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário do Incra/RN, Gleidson Ferreira.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Upanema, Aisamaque Dalyton, comemora a parceria com a autarquia. “A DAP é fundamental para os agricultores, com o documento em mãos eles poderão acessar as linhas de crédito para aumentar a produção e renda da família”, avalia.

Foto: Prefeitura de Upanema/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês