A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) emitiu nota, mas não explicou sobre a morte de 8 bebês prematuros na UTI Neonatal do Hospital Santa Catarina. De acordo com a Secretaria, UTI Neonatal do Hospital Santa Catarina estaria passando por um processo de desinfecção e que não estaria mais aceitando nenhum paciente.
A pasta afirma que a ação seria necessária para que seja possível garantir as condições de segurança sanitária para os bebês prematuros. A Sesap também informou que as visitas foram suspensas. Ainda no documento, a Sesap afirmou que “a medida foi tomada após o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da unidade identificar um possível surto infeccioso. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Sesap foi notificado no último dia 18 de outubro e está realizando o processo de investigação epidemiológica”.
Outro ponto destacado pela secretária é que oito dos 24 leitos instalados na unidade estão bloqueados para a desinfecção.
Confira a nota da Sesap na íntegra:
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) comunica que a UTI Neonatal do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina) está passando por um processo de desinfecção e por isso não admitirá novos pacientes. A ação é necessária para garantir as condições de segurança sanitária para receber novos bebês. Também estão suspensas as visitas nesse período.
A medida foi tomada após o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da unidade identificar um possível surto infeccioso. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Sesap foi notificado no último dia 18 de outubro e está realizando o processo de investigação epidemiológica, que envolve equipe técnica das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH), Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Coordenação de Atenção à Saúde (CAS).
Oito leitos estão bloqueados para desinfecção, do total de 24 leitos de UTI Neonatal disponíveis. A Sesap está trabalhando para garantir a regulação de novos pacientes para outras unidades enquanto perdurar o bloqueio.
Foto: Reprodução/Alex Régis
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.