Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado

Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado

Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (26.out.2021) pela Polícia Federal (PF), a segunda fase da Operação Falsos Heróis, que investiga uma organização criminosa voltada ao contrabando de cigarros e produtos falsificados no Rio Grande do Norte. Cerca de 70 policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão e 5 de prisão preventiva expedidos pela 8ª Vara da Justiça Federal nos municípios de Apodi, Areia Branca, Grossos, Mossoró, Parnamirim, Natal e São Paulo.

Um policial civil foi preso e outro afastado da função, de acordo com a corporação. A Justiça também determinado o sequestro judicial de 21 contas bancárias, além de medidas cautelares contra 11 investigados – entre elas o afastamento dos dois policiais civis.

Os investigadores afirmam que a organização criminosa investigada é suspeita de transportar produtos contrabandeados vindos principalmente do Suriname, pelo mar. As embarcações usadas pela organização teriam nomes de heróis de histórias em quadrinhos e do cinema, como Thor, Hulk e Capitão América – por isso o nome Operação Falsos Heróis.

Segundo a PF, os produtos são “internalizados” de forma clandestina em pontos da costa potiguar através dos municípios de Areia Branca, Porto do Mangue e Macau, na região da Costa Branca potiguar. Depois, são distribuídos para outros estados brasileiros.

Ainda de acordo com a PF, durante a deflagração da primeira fase da Falsos Heróis, deflagrada em outubro de 2020, foram reunidos elementos que permitiram identificar outros membros da organização criminosa. Desde então, as apurações revelaram que alguns desses indivíduos ascenderam na estrutura hierárquica da organização e continuaram as ações criminosas.

Os alvos da operação são investigados pelos crimes de contrabando qualificado e organização criminosa armada, cujas penas, somadas, podem ultrapassar a 23 anos de prisão.

Foto: Polícia Federal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês