Guarda Municipal de Natal monta operação para garantir segurança nos cemitérios da capital no Dia de Finados

Guarda Municipal de Natal monta operação para garantir segurança nos cemitérios da capital no Dia de Finados

Os oito cemitérios públicos municipais de Natal serão patrulhados pela Guarda Municipal do Natal (GMN) nesta terça-feira (02.nov.2021), feriado de Finados. A ação faz parte do Plano Operacional de Segurança Preventiva que será deflagrado nas primeiras horas do feriado, e foi divulgado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). De acordo com a pasta, guardas e viaturas farão as patrulhas nos cemitérios, no horário das 7h às 22h.

De acordo com a GMN, a operação vai contar com um efetivo de 60 guardas municipais e 12 viaturas de patrulhamento móvel que vão atuar dentro dos cemitérios e em nas áreas adjacentes a unidades, que deverão receber a visita de centenas de pessoas ao longo do dia. Haverá a presença da Guarda nos cemitérios do Alecrim, Bom Pastor I e II, Nova Descoberta, Igapó, Redinha, Ponta Negra e Pajuçara.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, explica que o trabalho de segurança preventiva vai ter um olhar mais atento durante a realização da programação religiosa, presente nas celebrações de missas nos dois turnos nos oito cemitérios públicos municipais.

“Nesses horários a participação das pessoas deve ser maior, o que resulta também numa maior presença e atenção da Guarda Municipal para garantir a paz e a segurança da população, evitando, principalmente, delitos de furtos e roubos. Nossa missão é garantir que as visitas aconteçam com segurança e tranquilidade”, explicou a secretária.

De acordo com o subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, as equipes estão todas mobilizadas, equipadas e capacitadas para atender a segurança dos visitantes. Os guardas municipais vão utilizar armamento letal e não-letal durante a missão.

“Nossa missão é realizar o policiamento preventivo e ostensivo com o intuito de coibir crimes contra a pessoa e o patrimônio, desenvolver patrulhamento de combate à poluição sonora, em especial no entorno dos cemitérios durante o feriado de Finados, tendo como base a Lei Municipal 6246/11, como também estabelecer o apoio às demais Secretarias do município, que atuarão integradas”, afirmou.

Haverá ainda um efetivo de serviço extra da GMN, com guardas municipais que estariam de folga no feriado de Finados, o que permitirá efetivo e viaturas também à disposição do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) para atender ocorrências pelo 190.

Foto: Divulgação/Semdes/GMN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês