Governo do RN anuncia instalação da Microrregião de Água e Esgoto Litoral-Seridó

Governo do RN anuncia instalação da Microrregião de Água e Esgoto Litoral-Seridó

Em mais um passo para consolidar o novo marco do saneamento básico no Rio Grande do Norte, foi instalado oficialmente nessa quarta-feira (3) a Microrregião de Água e Esgoto Litoral-Seridó (MRAE II), eleitos os integrantes do Comitê Técnico e indicado o secretário-geral que vão conduzir os trabalhos futuros do colegiado na busca pela universalização dos serviços de fornecimento de água potável e coleta de esgotos.

A Microrregião de Água e Esgoto Litoral-Seridó (MRAE II) reúne 96 municípios, entre eles os da Grande Natal, e aproximadamente dois terços da população do Estado. Nesta quinta-feira (4.nov.2021), foi instalada a Microrregião Central-Oeste. A meta prevista no marco regulatório é alcançar a universalização dos serviços de saneamento básico até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta e tratamento de esgoto.

Governo do RN anuncia instalação da Microrregião de Água e Esgoto Litoral-Seridó

O vice-governador Antenor Roberto, que conduziu os trabalhos, lembrou que as microrregiões foram definidas com base em duas premissas — atender a toda a população sem impactar tanto nas tarifas, e melhorar a qualidade do serviço, tendo como preocupação a proteção dos pequenos municípios.

“O governo do Estado, preocupado com a possibilidade de os pequenos serem prejudicados pelo novo modelo, e levando em conta os custos operacionais, os investimentos necessários e as tarifas futuras, fez a mediação no sentido de que os municípios com maior poder econômico, de forma colegiada e por meio do princípio da solidariedade, viabilizem os novos contratos sem prejuízo dos pequenos, que teriam dificuldades de atingir, sozinhos, as metas de fornecimento de água e exploração dos serviços de esgoto”, disse o vice-governador Antenor Roberto.

Durante a assembleia, o assessor especial da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Sérgio Pinheiro, fez uma apresentação esclarecendo dúvidas e detalhando a estrutura física e de governança das microrregiões. O Comitê Técnico é formado por três representantes do Governo do Estado, oito dos municípios e um de universidade. O Colegiado Microrregional é formado pelo prefeito de cada município e pelo chefe do executivo estadual.

Governo do RN anuncia instalação da Microrregião de Água e Esgoto Litoral-Seridó

O Conselho Participativo é constituído por três representantes da sociedade civil do Estado, quatro da sociedade civil do colegiado microrregional e quatro escolhidos em conferência de saneamento. O secretário-geral é indicado pelo colegiado microrregional dentre os membros do Comitê Técnico. Ele é o representante legal da microrregião.

No processo de criação das microrregiões, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), considerou critérios técnicos, como viabilidade econômico/financeira dos blocos, integração entre os componentes de cada região, delimitação das bacias hidrográficas, divisão da infraestrutura operacional dos serviços de água e esgotamento sanitário, integração da infraestrutura hídrica, tendo como base a infraestrutura existente e projetada, entre outras variantes.

Foto: Divulgação/Sandro Menezes/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar