Policiais penais do RN concluem cursos de aperfeiçoamento em armamento e de escaneamento corporal promovido pela Seap/RN

Policiais penais do RN concluem cursos de aperfeiçoamento em armamento e de escaneamento corporal promovido pela Seap RN

O Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro (CAAT) para policiais penais foi realizado em Mossoró e faz parte da política de interiorização da Seap/RN.

A Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap/RN), através da Escola Penitenciária (Espen) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen), realizou dois cursos de aperfeiçoamento para servidores da pasta: armamento e tiro, voltado aos servidores das unidades do interior, e de capacitação de operadores de body scan (scanner corporal através de raios-x), ministrado nesta quarta-feira (03.nov.2021), para os policiais lotados nas unidades com maior demanda de visitantes.

O Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro (CAAT) foi realizado em Mossoró e contou com a participação de 17 policiais penais, além de dois policiais civis, um bombeiro militar e um policial militar. Em 80 horas-aula, ministradas em 10 dias de atividades práticas e teóricas, os servidores foram capacitados em manuseio, conservação e operação com pistola, espingarda e fuzil. Tiveram ainda aulas de porte velado com pistola e habilitação em instrumentos de menor potencial ofensivo.

Segundo o secretário Pedro Florêncio, a pasta está interiorizando as ações em prol dos servidores. “Quando assumi a Seap/RN me falaram que as viaturas e armamentos novos nunca chegavam no interior. Que o interior só recebia os equipamentos usados. E com os cursos, acontecia a mesma coisa. Na nossa gestão, respeitamos, valorizamos, reconhecemos e tratamos todos com equidade”, disse. O CAAT contou com servidores dos estabelecimentos penais de Mossoró, Caraúbas, Apodi e Pau dos Ferros. O corpo técnico de instrutores foi da própria secretaria.

Policiais penais do RN concluem cursos de aperfeiçoamento em armamento e de escaneamento corporal promovido pela Seap/RN
Foto: Divulgação/Seap (RN)

Nesta quarta-feira, 30 policias penais participaram do Treinamento em Anatomia Radiológica e Operação do Spectrum Bodyscan, com 8 horas-aula, ministrado pelo instrutor Peter Kuhn. Os policiais foram capacitados para operar o body scan para a análise de imagens.

Entre a teoria, ministrada no auditório da Escola de Governo, e a parte prática, na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, os servidores aprenderam mais sobre a eficácia do equipamento; os requisitos de segurança e proteção radiológica no uso de equipamentos de inspeção corporal; radioproteção; princípios da formação da imagem radiológica; planos e estruturas anatômicas; operação do equipamento; além de estudos teóricos e prática de imagens.

As unidades do Rio Grande do Norte estão mais seguras depois que foram equipadas com o scanner corporal. Os equipamentos, instalados na atual gestão em todos os estabelecimentos prisionais, permitem a detecção de objetos proibidos na entrada das visitas e evitam abordagens invasivas e vexatórias, tanto para a visita, quanto para o policial penal.

O equipamento é capaz de localizar objetos sob as vestes e no interior do corpo. Dessa forma, evita-se a revista íntima, um procedimento que era necessário, mas que causava demora na fila de acesso aos presídios e constrangimento para todos os envolvidos.

Foto: Divulgação/Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap/RN)

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês