Idiarn dá início à segunda etapa da campanha de combate à febre aftosa no Rio Grande do Norte

Idiarn dá início à segunda etapa da campanha de combate à febre aftosa no Rio Grande do Norte

Teve início nesta quinta-feira (4.nov.2021) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte. A imunização é feita pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn). Nesta fase, a vacinação é obrigatória apenas para os animais de 0 a 24 meses, correspondendo a 30% do rebanho atual do estado, mas todos os animais devem ser declarados.

O produtor cadastrado junto ao Idiarn deve adquirir a vacina em uma das lojas autorizadas, vacinar os animais e declarar o rebanho em um dos escritórios do órgão, da Emater ou das secretarias municipais de Agricultura. Atualmente, o RN possui o status livre da febre aftosa com vacinação. De acordo com o Idiarn, a meta é que até 2023 o estado retire a obrigatoriedade da imunização e adquira o status de livre da doença sem a vacina.

A febre aftosa é uma doença causada por um vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.

Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês