Após a morte de José Willians da Rocha, que procurou ajuda no Hospital Walfredo Gurgel na última sexta-feira (5.nov.2021) após sentir dores no peito e teve a assistência negada por parte do hospital, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) emitiu uma nota oficial em que anuncia estar apurando a ‘eventual omissão de socorro” à vítima.
Leia abaixo a íntegra da nota assinada pela Sesap/RN:
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) esclarece que deu início à apuração, por meio de sindicância, sobre a eventual omissão de atendimento de José Willians da Rocha na sexta-feira (05). A sindicância corre em regime de urgência e deverá ser encerrada dentro dos próximos dias.
Ao final da apuração serão notificados os órgãos competentes e conselhos profissionais para discussão de eventuais medidas e responsabilização por erro ou omissão. A sindicância está apurando as circunstâncias e a ordem cronológica dos fatos, envolvendo possível falha em procedimentos de atendimento regidos pelo SUS que são seguidos pela Sesap.
É importante ressaltar que a gestão da Sesap preza por uma política de saúde voltada para a qualificação do SUS e ampliação do acesso do povo potiguar aos serviços, com a humanização do atendimento na garantia do direito à saúde, sem jamais compactuar com qualquer tipo de ação que fuja dessa diretriz.
A gestão reitera sua solidariedade e pesar para com a família de José Willians da Rocha e reforça ainda que está apurando a situação com todo rigor, transparência e atenção, respeitando o direito ao contraditório e ampla defesa de eventuais envolvidos.
Natal, 08 de novembro de 2021.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA
Foto: Divulgação/Sesap (RN)
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.