A Prefeitura de Natal e a Cooperativa dos Anestesistas do Estado (Coopanest) firmaram acordo na tarde deste sábado (13.nov.2021), retomando as cirurgias eletivas para usuários do SUS na capital. O acordo se deu em uma reunião, que contou com a presença do prefeito Álvaro Dias (PSDB). No encontro, o município se comprometeu a colocar em dia os meses de repasses atrasados durante novembro, dezembro e janeiro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), o atraso nos repasses para os profissionais ocorreu anteriormente devido ao “quadro econômico enfrentado pelo município”, além de “aumento das despesas com saúde” em razão da pandemia. A greve dos anestesistas teve início em 1º de novembro por parte da Coopanest, ocasionada devido a quebra do Termo de Cooperação Técnico Financeira (TCTF) assinado anteriormente por Estado, União e município.
Cooperativa e Estado já haviam entrado em acordo no último dia 11 de novembro para a retomada das cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte.
Foto: Reprodução/Elói Corrêa
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.