Parque das Dunas completa 44 anos em novembro

Parque das Dunas completa 44 anos em novembro

A primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte faz aniversário neste mês de novembro. Conhecido popularmente como Parque das Dunas, o Parque Estadual Dunas do Natal Jornalista Luiz Maria Alves, um dos atrativos naturais da capital potiguar, completa 44 anos de existência no próximo dia 22.

Para celebrar a data, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), por meio da gestão do Parque, preparou uma programação durante os dias 19, 20 e 21 de novembro, com o intuito de sensibilizar a população para a importância da Unidade, oferecendo atividades culturais, literárias, de saúde, e que relembrem a necessidade de se preservar a área verde de grande simbologia para o Rio Grande do Norte, responsável por abrigar variadas espécies florística e faunística da Mata Atlântica.

De acordo com a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, celebrar o aniversário do Parque com uma programação voltada para práticas esportivas e de qualidade de vida, além da biodiversidade potiguar, faz todo sentido no trabalho de conservação da natureza e no foco da saúde das pessoas e dos demais seres vivos.

“O Parque completa 44 anos e apesar das restrições sanitárias é um momento que gostaríamos de celebrar, de festejar e mostrar o quanto a Unidade é importante. Lembrando que a data também serve para ressaltar que é um momento de luta pela conservação da Natureza, de debates sobre a necessidade de coexistirmos junto a ela, e que somente com a sua sobrevivência é que podemos pensar em um futuro possível para todos nós. O Parque das Dunas exala a essência da vida”, ressaltou Mary Sorage.

Um dos destaques da programação é o lançamento do e-book do Parque das Dunas, que será disponibilizado gratuitamente nos sites institucionais do Idema (idema.rn.gov.br) e do Parque (parquedasdunas.rn.gov.br). O material elaborado pela equipe técnica do Parque das Dunas, a obra possui mais 250 páginas e escrita em formato bilíngüe, será um guia a fim de apresentar as espécies da fauna encontradas na Unidade de Conservação e Posto Avançado da Biosfera em território Potiguar, com fotografias feitas por biólogos e dados sobre a diversidade biológica. Um trabalho de pesquisa e catalogação feito em mais de dois anos.

Além do lançamento do Guia Fotográfico, outras atividades estão programadas para celebrar o aniversário, em parceria com a Universidade Potiguar-UNP, serão realizadas ações de massagens, avaliação física, orientações voltadas para a temática de educação ambiental, dança, aferição de pressão arterial e glicemia, alongamentos, entre outros.

Som da Mata

Nascido em Brasília, Anderson formou-se bacharel em saxofone clássico pela UnB. Apesar de nunca ter abandonado o seu lado erudito, foi no jazz e na música brasileira que construiu sua carreira. Radicado em Natal há mais de dez anos, coordena o Grupo de Improvisação Livre da UFRN e o combo Jazz Pandemia.

Parque das Dunas

Espaço para caminhadas, brincadeiras, trilhas, atividades ao ar livre de todos os tipos e para todas as idades, o parque também é lugar de produção de mudas nativas, de pesquisa, ciência, disseminação de conhecimento e também onde acontecem renomados projetos culturais, como o Dançando nas Dunas, Bosque Encena, o Som da Mata, feiras de livros, quadrinhos, artesanato e muito mais.

O Parque das Dunas, apesar de oferecer um ponto de encontro das pessoas, o contato com a natureza, espaço para a prática de atividades físicas e realização de eventos, ele vai muito além dessas possibilidades. É um local que ocupa uma área de aproximadamente 1.172 hectares, um fragmento do Bioma da Mata Atlântica brasileira, fundamental para a qualidade de vida da população, contribuindo tanto na recarga do lençol freático da cidade, quanto na purificação do ar. O setor de uso público é o “Bosque dos Namorados”, ocupando uma área aproximada de sete hectares, com mais de mil e quinhentas árvores nativas da Mata Atlântica.

Outro fato é que o Parque das Dunas abriga uma fauna e flora de grande valor biológico, e entre as espécies, muitas estão em processo de extinção, por isso a importância de se falar sobre a necessidade de preservação.

Confira a programação:

Dia: 19/11 (sexta-feira)

Auditório Tocandira

Lançamento do eBook da Fauna do Parque das Dunas e entrega dos certificados de Gratidão, às 9h.

Dia: 20/11 (sábado)

Espaço Folha das Artes

  • Manhã:

Avaliação física – 9h às 11h

Zumba – 9h às 10h

Recreação (atividades lúdicas) – 10h às 11h

  • Tarde:

Avaliação física – 14h às 16h

Alongamento – 15h às 16h

Recreação (atividades lúdicas) – 15h às 16h

Espaço Oficina de Artes

Orientação de higiene bucal e entrega de kit´s

  • 9h às 12h

Anfiteatro Pau-brasil

Aferição de pressão arterial e glicemia

  • 9h às 12h
  • 14h às 16h

Informativo sobre Novembro Azul

  • 9h às 12h
  • 14h às 16h

Orientação nutricional

  • 9h às 12h
  • 14h às 16h

Espaço da trilha, próximo ao Viveiro

Massagem relaxante (pés e mãos)

– 9h às 12h

  • 14h às 16h

Atividades vinculadas ao Parque (orientação voltada para Educação Ambiental)

  • 9h às 12h
  • 14h às 16h

Dia: 21/11 (domingo)

Anfiteatro: Orquestra D’Amore, às 10h

Anfiteatro: Som da Mata, às 16h30

Espaço Folha das Artes: Eco Feira, das 8h às 17h

Espaço Oficina de Artes: Lançamento do livro Musical, 8h às 12h

Foto: Celly Maia/Idema (RN)

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês