Estabelecer uma parceria para contribuir com a prevenção, diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil e doenças hematológicas crônicas foi o tema principal da reunião que aconteceu na tarde da quinta-feira (18.nov.2021) na Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap/RN).
Estiveram presentes representantes da Casa Durval Paiva, Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC/RN), representantes da frente parlamentar do deputado estadual Hermano Morais, representante da Secretaria de Saúde do Município de Natal e representantes da LIGA Norte-rio-grandense Contra o Câncer. Foram recebidos pela secretária adjunta Lyane Ramalho e por Samara Dantas, coordenadora de Redes da Sesap/RN.
Na pauta foram discutidas formas mais acessíveis do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Entre os pontos estão: capacitação sobre sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil da rede de atenção básica dos municípios do Estado e de educadores sociais. “Essas capacitações são muito importantes para que as pessoas que tem contato com crianças e e jovens consigam estabelecer uma comunicação direta para permitir o diagnóstico precoce”, disse Lyane Ramalho.
Além das capacitações, estão na pauta a mobilização e liberação das equipes da atenção básica da saúde para participação das capacitações e fóruns promovidos pela Casa Durval Paiva; implementação do calendário anual da Sesap/RN, ações do Setembro Dourado, conforme Lei Estadual do Setembro Dourado, divulgando a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil; recomendação às Secretarias Municipais de Saúde, além de pensar o fluxo de atendimento e organização da rede de atendimento e assim agilizar os encaminhamentos e a formalização do paciente na rede e a agilidade na realização de exames; entre outros pontos fundamentais.
Na parceria está a divulgação de um novo serviço que será feito através da LIGA com a Casa Durval Paiva, em que oncologistas pediátricos da LIGA estarão de plantão para atender a dúvidas e esclarecimentos para que os diagnósticos possam ser mais rápidos. “Essa é uma ação importante para que se estabeleça um fluxo de comunicação no atendimento”, disse o representante da LIGA, Rilder Campos.
A divulgação do novo serviço permitirá reduzir o tempo de chegada dos pacientes aos serviços especializados e desenhar uma linha de cuidado para criança e adolescentes com câncer. “Nossa proposta é traçar um plano de trabalho pioneiro no país para que possamos chegar mais rápido ao diagnóstico em toda a rede”, finalizou Lyane Ramalho.
Foto: Sesap/Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.