Sesap e entidades se reúnem para tratar sobre estratégias contra o câncer infanto-juvenil

Sesap e entidades se reúnem para tratar sobre estratégias contra o câncer infanto-juvenil

Estabelecer uma parceria para contribuir com a prevenção, diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil e doenças hematológicas crônicas foi o tema principal da reunião que aconteceu na tarde da quinta-feira (18.nov.2021) na Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap/RN).

Estiveram presentes representantes da Casa Durval Paiva, Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC/RN), representantes da frente parlamentar do deputado estadual Hermano Morais, representante da Secretaria de Saúde do Município de Natal e representantes da LIGA Norte-rio-grandense Contra o Câncer. Foram recebidos pela secretária adjunta Lyane Ramalho e por Samara Dantas, coordenadora de Redes da Sesap/RN.

Na pauta foram discutidas formas mais acessíveis do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Entre os pontos estão: capacitação sobre sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil da rede de atenção básica dos municípios do Estado e de educadores sociais. “Essas capacitações são muito importantes para que as pessoas que tem contato com crianças e e jovens consigam estabelecer uma comunicação direta para permitir o diagnóstico precoce”, disse Lyane Ramalho.

Além das capacitações, estão na pauta a mobilização e liberação das equipes da atenção básica da saúde para participação das capacitações e fóruns promovidos pela Casa Durval Paiva; implementação do calendário anual da Sesap/RN, ações do Setembro Dourado, conforme Lei Estadual do Setembro Dourado, divulgando a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil; recomendação às Secretarias Municipais de Saúde, além de pensar o fluxo de atendimento e organização da rede de atendimento e assim agilizar os encaminhamentos e a formalização do paciente na rede e a agilidade na realização de exames; entre outros pontos fundamentais.

Na parceria está a divulgação de um novo serviço que será feito através da LIGA com a Casa Durval Paiva, em que oncologistas pediátricos da LIGA estarão de plantão para atender a dúvidas e esclarecimentos para que os diagnósticos possam ser mais rápidos. “Essa é uma ação importante para que se estabeleça um fluxo de comunicação no atendimento”, disse o representante da LIGA, Rilder Campos.

A divulgação do novo serviço permitirá reduzir o tempo de chegada dos pacientes aos serviços especializados e desenhar uma linha de cuidado para criança e adolescentes com câncer. “Nossa proposta é traçar um plano de trabalho pioneiro no país para que possamos chegar mais rápido ao diagnóstico em toda a rede”, finalizou Lyane Ramalho.

Foto: Sesap/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês