O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel vai passar a regular a entrada de pacientes a partir da próxima quarta-feira (1º.dez.2021). A previsão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) é que, até o dia 15 do próximo mês, a medida já esteja efetivada. A mudança visa cumprir uma decisão que remonta a processos judiciais do fim dos anos 1990.
Com a mudança, o acesso ao hospital se dará para pacientes que já tenham passado por outros serviços de saúde e sejam referenciados para o Walfredo Gurgel pela gravidade e tipo de atendimento que seja do perfil da unidade. A alteração visa desafogar o hospital de casos leves, que historicamente absorveu e absorve, e a consequente superlotação dos corredores.
De acordo com a Sesap/RN, a alteração não barra o atendimento de urgência que seja conduzido pelo Samu para o local, mantendo o perfil de hospital para atendimento de traumas de alta complexidade.
Segundo documento judicial que norteia a alteração, entre os meses de janeiro e julho deste ano, o Walfredo Gurgel realizou 35.351 atendimentos – o que representa uma média de 5.050 por mês -, dos quais 18.459 foram avaliados como de baixo risco – sendo 52% dos atendimentos.
A secretaria explica ainda que os casos que eventualmente cheguem ao hospital deverão ser acolhidos e encaminhados para os locais recomendados, como Unidades de Pronto Atendimento, postos de saúde ou outros. A medida é semelhante ao que já acontece em outras unidades publicas como, por exemplo, nos hospitais Giselda Trigueiro, na área de infectologia, e Maria Alice Fernandes, no atendimento infantil. O Hospital Municipal de Natal, que funciona na capital, também atua como porta referenciada.
Foto: Reprodução/Redes sociais
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.