Sesap/RN vai regular a entrada de pacientes no Walfredo Gurgel a partir da quarta-feira (1º)

Sesap/RN vai regular a entrada de pacientes no Walfredo Gurgel a partir da quarta-feira (1º)

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel vai passar a regular a entrada de pacientes a partir da próxima quarta-feira (1º.dez.2021). A previsão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) é que, até o dia 15 do próximo mês, a medida já esteja efetivada. A mudança visa cumprir uma decisão que remonta a processos judiciais do fim dos anos 1990.

Com a mudança, o acesso ao hospital se dará para pacientes que já tenham passado por outros serviços de saúde e sejam referenciados para o Walfredo Gurgel pela gravidade e tipo de atendimento que seja do perfil da unidade. A alteração visa desafogar o hospital de casos leves, que historicamente absorveu e absorve, e a consequente superlotação dos corredores.

De acordo com a Sesap/RN, a alteração não barra o atendimento de urgência que seja conduzido pelo Samu para o local, mantendo o perfil de hospital para atendimento de traumas de alta complexidade.

Segundo documento judicial que norteia a alteração, entre os meses de janeiro e julho deste ano, o Walfredo Gurgel realizou 35.351 atendimentos – o que representa uma média de 5.050 por mês -, dos quais 18.459 foram avaliados como de baixo risco – sendo 52% dos atendimentos.

A secretaria explica ainda que os casos que eventualmente cheguem ao hospital deverão ser acolhidos e encaminhados para os locais recomendados, como Unidades de Pronto Atendimento, postos de saúde ou outros. A medida é semelhante ao que já acontece em outras unidades publicas como, por exemplo, nos hospitais Giselda Trigueiro, na área de infectologia, e Maria Alice Fernandes, no atendimento infantil. O Hospital Municipal de Natal, que funciona na capital, também atua como porta referenciada.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês