Bebês são internados após receberem vacina contra covid-19 no lugar da pentavalente

Bebês são internados após receberem vacina contra covid-19 no lugar da pentavalente

Dois bebês de dois e quatro meses de idade foram internados após receberem, por engano, doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 no lugar da vacina pentavalente. O caso aconteceu no município de Sorocaba, em São Paulo. A vacina pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra uma bactéria responsável por infecções no nariz, meninge e garganta.

O caso aconteceu na última quarta-feira (1º.dez.2021), quando três crianças foram levadas pelos pais a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receberem a vacina. Duas delas receberam o imunizante contra o novo coronavírus por engano, e acabaram tendo forte reação. Elas foram levadas ao Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), onde estão internadas desde a noite de quinta-feira (2.dez.2021).

Entre os sintomas, os bebês apresentaram febre alta, vomito e não conseguiam tomar leite. Após a internação, as crianças não tiveram mais os sintomas. Elas não precisaram tomar remédio, mas receberam soro e na manhã da sexta-feira (3.dez.2021) já conseguiram tomar leite normalmente. Segundo a secretaria de Saúde, os bebês passarão por um teste de sorologia e, em seguida, vão receber a dose correta da vacina.

O secretário de Saúde do município, Vinicius Rodrigues, conversou com as mães das duas crianças, informando do erro ocorrido. Ele afirmou que o erro foi descoberto pela equipe da UBS no dia seguinte à aplicação, durante a checagem do estoque de vacinas. A técnica de enfermagem responsável pelo ocorrido alegou que confundiu os frascos, pois ambos são parecidos. Ela foi afastada da atuação e deslocada para um serviço interno na unidade. Um procedimento administrativo foi instaurado para definir quais medidas serão tomadas.

Ainda de acordo com o secretário, a pasta entrou em contato com o Ministério da Saúde e com a Pfizer, farmacêutica responsável pela fabricação da vacina, que informaram que outros casos semelhantes já foram registrados no país e que as crianças tiveram febre por dois dias, mas ficaram bem. Os órgãos também recomendaram que os bebês fiquem em observação por um período de dez a 15 dias.

Foto: Hélia Scheppa/Arquivo/SEI/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês