Sesap/RN cria ponto permanente de coleta de lixo eletrônico

Sesap cria ponto permanente de coleta de resíduos eletrônicos

A ação faz parte da campanha RN Mais Limpo, do Governo do Estado, e será aplicada na coleta de lixo eletrônico em outros órgãos públicos do Rio Grande do Norte.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) firmou, na manhã desta segunda-feira, 6, parceria com o projeto RN + Limpo, a campanha do Governo do Estado para descarte correto do lixo eletrônico. O coletor de resíduos foi instalado no saguão de entrada do edifício sede, na avenida Deodoro da Fonseca, em Natal/RN, e ficará disponível para a população em geral que queira destinar corretamente equipamentos eletrônicos.

A solenidade de instalação do coletor foi prestigiada por gestores do Idema, Caern e Sesap. Estiveram presentes o secretário estadual da Saúde, Ciprino Maia, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Kelly Maia, a coordenadora da DPIPS, Teresa Freire, além de demais autoridades representando o Idema e a Caern. A subcoordenadora de Vigiância Ambiental da Sesap, Aline Rocha, que coordenou a solenidade, ressaltou a importância do cuidado com o lixo para a preservação das águas.

A ação conjunta envolve o Idema, a Caern, a empresa Circular Brain, Natal Reciclagem e várias outras secretarias do Estado. A meta é coletar 150 toneladas de lixo eletrônico. A campanha é apoiada por empresas ambientalmente conscientes, sem custos públicos de processamento nem logística.

Tereza Freire celebrou mais uma parceria para incentivar a saúde da população potiguar. “É um projeto especial para o RN Mais Saudável, por ser a educação ambiental um dos nossos eixos de trabalho, por isso queremos percorrer o RN com essa campanha, com perspectiva de parceria com as Regionais”.

O secretário Cipriano Maia ressaltou que a ação acompanha a tônica do RN Mais Saudável. “Todos queremos viver em um ambiente limpo e saudável e esta é uma das estratégias para se chegar a isso, então esperamos que essa cultura reverbere nas nossas ações do cotidiano, por isso convidamos todos os servidores da Saúde para reforçar essa iniciativa”.

A subcoordenadora de Educação Ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Iracy Wanderley, explica que a campanha foi iniciada em junho deste ano, na Semana do Meio Ambiente, e está em fase de expansão.

“A campanha se inicia na região metropolitana, onde iremos instalar 25 coletores em órgãos públicos do Estado, e em uma segunda etapa deverá se expandir pelo interior”. Ela explica que as comunidades escolares tem importância fundamental na campanha. “Os alunos serão agentes multiplicadores das informações, além de incentivadores da coleta e destinação correta destes materiais”.

O coletor ficará de modo permanente até o final de 2022 e receberá equipamentos de informática, telefonia, áudio e vídeo, além de eletrodomésticos e eletroportáveis de pequeno porte, como microondas, ventiladores, cabos elétricos, conectores entre outros. Todos os pontos de coleta disponíveis está no site https://www.rnmaislimpo.com.br.

Foto: Divulgação/Sesap

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês