Projeto Pró-Ave Caipira, da Emparn, completa 25 anos

Projeto Pró-Ave Caipira, da Emparn, completa 25 anos

Com o Projeto Pró-Ave Caipira, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) já produziu mais de 4,5 milhões de pintos.

A criação de galinhas caipiras foi uma aposta que deu certo para Sr. Juvelino Ferreria, do sítio Curras Velho, localizada no município de São Bento do Trairi/RN. Ele é um dos agricultores potiguares que aumentou a rentabilidade familiar com a produção da ave caipira, com a aquisição de pintos de um dia do Projeto Pró-Ave Caipira da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), que neste mês de dezembro completa 25 anos de atividades.

A compra de pintos de um dia da Emparn começou em agosto deste ano e já agora em dezembro registra bons resultados. A produtividade das aves subiu de 2% para 64% no período. “A cada mês a produtividade das aves vem aumentando. Estamos muito satisfeitos. Utilizamos a produção para consumo familiar e venda para vizinhos e amigos, o que ajuda na renda nestes tempos difíceis”, comemorou Ferreira.

Projeto Pró-Ave Caipira, da Emparn, completa 25 anos
Foto: Divulgação

Com o apoio da assistência técnica gerencial do Senar/RN, uma das instituições parceiras da Emparn, Juvelino adotou as orientações sobre o manejo das aves. O agricultor utilizou o sistema semi-intensivo de criação, que é aquele em que as aves têm acesso ao galpão com ração e água e também ficam livres para comer o que encontram na terra.

“Com a compra de aves da Emparn e com a assistência técnica conseguiu melhorar sua estrutura de produção e começou uma pequena venda de ovos”, contou Cristiane Josino, ATEG da regional de Jaçanã/RN. Gutemberg Araújo de Medeiros, do sítio Umburanas, já compra aves da Emparn desde 2013 e comercializa frangos na região de Jardim do Seridó e Caicó. “A qualidade da ave da Emparn é muito boa. A nossa criação é destinada para consumo familiar e corte”, disse.

Sobre o Pró-Ave Caipira:

Utilizando tecnologia e genética, o projeto tem como objetivo incentivar a produção de galinha caipira pelo interior do estado, com a produção de carne e ovos e com isso contribuindo para o aumento da rentabilidade.

O aviário e o incubatório são localizados na Estação Experimental de Caicó, na Fazenda Mundo Novo. O Projeto consiste na produção e comercialização de pintos de um dia das linhagens Pescoço Pelado e Carijó Pedrez que são disponibilizados após tratamentos específicos e vacinas para atender as regras estabelecidas pelo Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA).

No primeiro dia de atividades, em 1996, nasceram 3.270 pintos da linhagem Pescoço Pelado. Até novembro de 2021, foram produzidos 205.054 pintos e durante toda a existência do projeto, mais de 4,5 milhões.

A compra dos pintos de um dia pode ser feita diretamente nas estações Experimentais de Caicó (Mundo Novo), Mossoró e Parnamirim (Jiqui), com entrega em diversos municípios do Rio Grande do Norte. Além da venda direta, o agricultor pode adquirir por encomenda por meio das assistências técnicas regionais da Emater, Senar/RN e Sindicatos Rurais.

Os compradores contam também com material de apoio produzido pelos pesquisadores da Emparn, bem como, sob demanda, realiza dias de campo orientando sobre a criação e manejo. A Emparn também firma parcerias com prefeituras por meio de programas locais de incentivo. Em 2021, por exemplo, foram firmadas parcerias com as prefeituras de Apodi, Upanema e Pilões.

Informações sobre a comercialização de pintos no Rio Grande do Norte:

(84) 99805-5557 (Estação Experimental de Caicó);

(84) 3232-5864 (Sede da Emparn em Parnamirim);

(84) 99986-3688 (Sede da Emparn em Parnamirim);

(84) 3315-3340 (Sede da Emparn em Mossoró);

(84) 98871-6499 (Sede da Emparn em Mossoró).

Foto: Divulgação/Emparn

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês