Marinha inicia Operação Verão e reforça fiscalização no litoral potiguar - Por dentro do RN
Marinha inicia Operação Verão e reforça fiscalização no litoral potiguar

Marinha inicia Operação Verão e reforça fiscalização no litoral potiguar

Teve início nesta segunda-feira (20.dez.2021) à Operação Verão 2021-2022 no Rio Grande do Norte (CPRN). A ação é realizada pela Marinha do Brasil, e conta com cerca de 110 militares que vão atuar nas ações de fiscalização e conscientização em todo litoral e águas do interior do estado. De acordo com a Marinha do Brasil, os militares vão contar com o apoio de 13 embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas.

A Operação Verão vai prosseguir até março de 2022, ocorrendo ao longo do período das festividades de fim de ano e verão. Segundo a Capitania dos Portos, nesses meses há um aumento no tráfego das embarcações de esporte e lazer no mar, rios e lagoas do Rio Grande do Norte.

Com a Operação Verão, a Marinha pretende realizar fiscalizações relacionadas ao tráfego aquaviário e de conscientização de condutores e passageiros, além de orientações relacionadas à prevenção da poluição ambiental. De acordo com a Capitania dos Portos, as ações educativas e de fiscalização são realizadas de maneira ininterrupta durante todo o ano, com foco no cumprimento das normas de segurança da navegação.

A CPRN disponibiliza os telefones 185, para emergências marítimas e fluviais, e o telefone (84) 98802-8568, para denúncias de situações que representem risco para a segurança da navegação.

Infrações

De acordo com levantamento nacional da Diretoria de Portos e Costas (DPC), Organização Militar representante da Autoridade Marítima Brasileira, a maior parte das infrações está ligada a:

  • condução de embarcação por pessoa não habilitada;
  • documentação da embarcação incompleta ou vencida;
  • falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros);
  • excesso de lotação da embarcação;
  • consumo de bebida alcoólica durante a condução;
  • más condições de navegabilidade das embarcações.

Durante a Operação Verão 2020-2021, a Capitania inspecionou 4.246 embarcações, emitiu 99 notificações para comparecimento, apreendeu 6 embarcações e instaurou 5 inquéritos administrativos.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado Vulcão Cumbre Vieja em La Palma não dá sinais de abrandamento Cocaína no Ceará tem tudo, menos o princípio ativo da droga