Sífilis no RN tem aumento de 800% e preocupa Sesap

Sífilis no RN tem aumento de 800% e preocupa Sesap

O mais recente Boletim Epidemiológico Sífilis da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) aponta que os registros de casos de sífilis aumentaram 809% no Rio Grande do Norte de 2011 a 2020. A sífilis é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissíveis (IST) bacteriana que pode levar à morte quando não tratada adequadamente.

De acordo com os números, que foram analisados por preceptores médicos e multiprofissionais no Instituto Santos Dumont (ISD), localizado em em Macaíba, na região metropolitana de Natal, a infecção está presente em todos os perfis sociais e regiões do estado, e já é caracterizada como uma epidemia no território potiguar.

A Sesap/RN alertou para o aumento da taxa de detecção da sífilis adquirida: de 5,1 casos por 100 mil habitantes em 2011, para 42,7 casos por 100 mil habitantes em 2020. Os números representam um aumento de 737,3%.

A sífilis é uma doença bacteriana causada pelo Treponema Pallidum. Quando tratada, pode ser curada. É transmitida, principalmente, através da relação sexual desprotegida e da mãe para o bebê na hora do parto, o que se chama de transmissão vertical. De acordo com a Sesap/RN, “quando não tratada precocemente, pode evoluir para uma enfermidade crônica com sequelas irreversíveis em longo prazo”.

Foto: Ascom/ISD

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer
Pular para o conteúdo