Secretaria Municipal de Segurança capacita guardas em Protocolo de Manejo do Risco Iminente de Suicídio - Por dentro do RN
Secretaria Municipal de Segurança capacita guardas em Protocolo de Manejo do Risco Iminente de Suicídio

Secretaria Municipal de Segurança capacita guardas em Protocolo de Manejo do Risco Iminente de Suicídio

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) iniciou ontem (29.dez.2021), por intermédio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), um Treinamento de Protocolo de Manejo de Risco Iminente de Suicídio direcionado aos guardas municipais de Natal que atuam nas coordenações operacionais de grupamentos. O principal objetivo do treinamento é capacitar o agente para entender e empregar em situações de crise o processo de atendimento e acolhimento à pessoa com comportamento suicida.

A qualificação aconteceu na sede administrativa e operacional da Guarda Municipal do Natal (GMN), na zona Norte, e compreendeu abordagem de palestras focando nos temas “Relação entre o comportamento suicida e os transtornos psiquiátricos”, ministrada psiquiatra da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Dulciana Costa, e a “Tipificação criminal: induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio ou à automutilação”, apresentada pelo guarda municipal bacharel em Direito e membro do GGI-M, Alexsandro Lima.

A qualificação está inserida na Câmara Técnica de Articulação Intersetorial de Prevenção ao Suicídio, que é desenvolvida pela GGI-M através de sua equipe técnica composta por guardas municipais de Natal. A ação já alcançou aproximadamente 700 agentes públicos de várias instituições compreendidas nas esferas municipal e estadual.

No treinamento, os guardas municipais recebem informações relevantes que podem resgatar e salvar vidas de pessoas que estão passando por processo depressivo e buscam finalizar com a própria vida. Temas relevantes como a relação entre o comportamento suicida e os transtornos psiquiátricos; a tipificação criminal: induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio ou à automutilação; Acolhimento; além do fluxo na rede de assistência serão apresentados durante o curso.

O fluxograma de atendimento e acolhimento a pessoa com comportamento suicida em Natal foi elaborado pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Segurança Pública (Semdes), Assistência Social (Semtas) e a UFRN.

Foto: Reprodução/Semdes/Guarda Municipal de Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado Vulcão Cumbre Vieja em La Palma não dá sinais de abrandamento Cocaína no Ceará tem tudo, menos o princípio ativo da droga