Secretaria Municipal de Segurança capacita guardas em Protocolo de Manejo do Risco Iminente de Suicídio

Secretaria Municipal de Segurança capacita guardas em Protocolo de Manejo do Risco Iminente de Suicídio

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) iniciou ontem (29.dez.2021), por intermédio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), um Treinamento de Protocolo de Manejo de Risco Iminente de Suicídio direcionado aos guardas municipais de Natal que atuam nas coordenações operacionais de grupamentos. O principal objetivo do treinamento é capacitar o agente para entender e empregar em situações de crise o processo de atendimento e acolhimento à pessoa com comportamento suicida.

A qualificação aconteceu na sede administrativa e operacional da Guarda Municipal do Natal (GMN), na zona Norte, e compreendeu abordagem de palestras focando nos temas “Relação entre o comportamento suicida e os transtornos psiquiátricos”, ministrada psiquiatra da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Dulciana Costa, e a “Tipificação criminal: induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio ou à automutilação”, apresentada pelo guarda municipal bacharel em Direito e membro do GGI-M, Alexsandro Lima.

A qualificação está inserida na Câmara Técnica de Articulação Intersetorial de Prevenção ao Suicídio, que é desenvolvida pela GGI-M através de sua equipe técnica composta por guardas municipais de Natal. A ação já alcançou aproximadamente 700 agentes públicos de várias instituições compreendidas nas esferas municipal e estadual.

No treinamento, os guardas municipais recebem informações relevantes que podem resgatar e salvar vidas de pessoas que estão passando por processo depressivo e buscam finalizar com a própria vida. Temas relevantes como a relação entre o comportamento suicida e os transtornos psiquiátricos; a tipificação criminal: induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio ou à automutilação; Acolhimento; além do fluxo na rede de assistência serão apresentados durante o curso.

O fluxograma de atendimento e acolhimento a pessoa com comportamento suicida em Natal foi elaborado pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Segurança Pública (Semdes), Assistência Social (Semtas) e a UFRN.

Foto: Reprodução/Semdes/Guarda Municipal de Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês