INSS volta a exigir prova de vida em 2022 - Por dentro do RN
INSS volta a exigir prova de vida em 2022

INSS volta a exigir prova de vida em 2022

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) informou que a prova de vida para aposentados e pensionistas voltou a ser obrigatória, após três meses de suspensão. O retorno da obrigatoriedade já passou a valer no mês de janeiro de 2022, e o procedimento é necessário para manter o pagamento do benefício.

A prova de vida foi suspensa entre os meses de março de 2020 e maio de 2021 devido a pandemia da covid-19, e retomado em junho do ano passado, mas suspenso novamente em outubro, após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) a uma lei que retirava a obrigatoriedade da prova de vida em 2021.

De acordo com o INSS, aproximadamente 3,3 milhões de segurados vão precisar fazer o procedimento entre os meses de janeiro de abril, referente a 2021. De acordo com o calendário divulgado pelo instituto, há previsão de suspensão dos pagamentos das aposentadorias e das pensões já no mês de fevereiro.

Calendário

O INSS estabeleceu um cronograma baseado no mês de nascimento do beneficiário. A medida ocorre para evitar aglomerações nas agências bancárias. Confira as datas:

Prova de vida vencida de novembro de 2020 a junho de 2021
Prazo final de recadastramento: janeiro

Prova de vida vencida em julho e agosto de 2021
Prazo final de recadastramento: fevereiro

Prova de vida vencida em setembro e outubro de 2021
Prazo final de recadastramento: março

Prova de vida vencida em novembro e dezembro de 2021
Prazo final de recadastramento: abril

De acordo com o instituto, a prova de vida deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras oferecem o serviço no internet banking ou no aplicativo.

Ainda segundo o INSS, os segurados com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS. Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do app Meu INSS.

Etapas e bloqueio do benefício

Segundo o INSS, a não realização do cadastramento não implica o cancelamento imediato do benefício, uma vez que ocorrem, inicialmente, o bloqueio e suspensão do pagamento. Quem tiver o benefício suspenso em fevereiro entrará na etapa de suspensão três meses mais tarde. Se ainda assim não atualizar os dados nessa segunda etapa, o INSS confirma que o benefício será cancelado.

Os usuários que tiverem o benefício bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco. Já no caso de cancelamento, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício. O procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Após acessar o Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada, busque por Reativar Benefício, na lupa.

O INSS informou ainda que servidores públicos inativos (aposentados e pensionistas) e anistiados políticos seguiram um cronograma diferente de recadastramento. Para essas categorias, o prazo para fazer a prova de vida de 2021 acabou em 31 de dezembro.

Foto Antonio Cruz/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado Vulcão Cumbre Vieja em La Palma não dá sinais de abrandamento Cocaína no Ceará tem tudo, menos o princípio ativo da droga