INSS volta a exigir prova de vida em 2022

INSS volta a exigir prova de vida em 2022

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) informou que a prova de vida para aposentados e pensionistas voltou a ser obrigatória, após três meses de suspensão. O retorno da obrigatoriedade já passou a valer no mês de janeiro de 2022, e o procedimento é necessário para manter o pagamento do benefício.

A prova de vida foi suspensa entre os meses de março de 2020 e maio de 2021 devido a pandemia da covid-19, e retomado em junho do ano passado, mas suspenso novamente em outubro, após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) a uma lei que retirava a obrigatoriedade da prova de vida em 2021.

De acordo com o INSS, aproximadamente 3,3 milhões de segurados vão precisar fazer o procedimento entre os meses de janeiro de abril, referente a 2021. De acordo com o calendário divulgado pelo instituto, há previsão de suspensão dos pagamentos das aposentadorias e das pensões já no mês de fevereiro.

Calendário

O INSS estabeleceu um cronograma baseado no mês de nascimento do beneficiário. A medida ocorre para evitar aglomerações nas agências bancárias. Confira as datas:

Prova de vida vencida de novembro de 2020 a junho de 2021
Prazo final de recadastramento: janeiro

Prova de vida vencida em julho e agosto de 2021
Prazo final de recadastramento: fevereiro

Prova de vida vencida em setembro e outubro de 2021
Prazo final de recadastramento: março

Prova de vida vencida em novembro e dezembro de 2021
Prazo final de recadastramento: abril

De acordo com o instituto, a prova de vida deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras oferecem o serviço no internet banking ou no aplicativo.

Ainda segundo o INSS, os segurados com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS. Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do app Meu INSS.

Etapas e bloqueio do benefício

Segundo o INSS, a não realização do cadastramento não implica o cancelamento imediato do benefício, uma vez que ocorrem, inicialmente, o bloqueio e suspensão do pagamento. Quem tiver o benefício suspenso em fevereiro entrará na etapa de suspensão três meses mais tarde. Se ainda assim não atualizar os dados nessa segunda etapa, o INSS confirma que o benefício será cancelado.

Os usuários que tiverem o benefício bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco. Já no caso de cancelamento, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício. O procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Após acessar o Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada, busque por Reativar Benefício, na lupa.

O INSS informou ainda que servidores públicos inativos (aposentados e pensionistas) e anistiados políticos seguiram um cronograma diferente de recadastramento. Para essas categorias, o prazo para fazer a prova de vida de 2021 acabou em 31 de dezembro.

Foto Antonio Cruz/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês