Educadora física e coordenadora do curso de Educação Física da Estácio, Maria Lúcia Sebastião orienta quem tem exercícios como meta para 2022

Educadora física e coordenadora do curso de Educação Física da Estácio, Maria Lúcia Sebastião orienta quem tem exercícios como meta para 2022

Maria Lúcia Sebastião é docente da Estácio dá dicas sobre como retomar rotina de atividades físicas após um ano de sedentarismo.

Com a chegada de 2022, muitos aproveitam a virada de ano para inserir novos hábitos no dia a dia. Metas e resoluções são traçadas e, com diversos benefícios para a saúde, a prática de exercícios físicos sempre entra na lista a ser cumprida ao longo do novo ciclo.

Nesse cenário, a coordenadora do curso de Educação Física da Estácio, Maria Lúcia Sebastião, oferece algumas dicas para quem vai aproveitar o período de recesso para começar ou retomar uma rotina de atividades físicas.

“Uma das primeiras recomendações é a pessoa procurar uma modalidade de exercício que gosta para que essa atividade não se torne um fardo, e sim um hobby, mais fácil de aderir ao longo do ano. Ela pode escolher entre dança, musculação, esportes em grupo, como futebol, vôlei, entre outros”, indica a docente.

De acordo com levantamento realizado em 2020 pela Fiocruz em parceria com a UFMG, 62% dos brasileiros deixaram de fazer exercícios físicos durante a pandemia. Esse quadro de sedentarismo pode acarretar problemas ergonômicos, ortopédicos e, em casos mais graves, vasculares.

Para quem não quer fazer parte dessa estatística, a educadora física orienta um check-up médico como um dos primeiros passos. “É importante ir ao médico para checar se o corpo se apresenta bem, livre de alguma implicação ou restrição. Logo depois, a pessoa deve procurar um profissional da área de Educação Física que seja qualificado para orientar as atividades. E, principalmente para aqueles que buscam o exercício como forma de emagrecimento, a alimentação também deve ser cuidada com o acompanhamento de um nutricionista”, diz Maria Lúcia Sebastião.

Aproveitar o veraneio no litoral pode ser uma boa oportunidade para começar com o pé direito. Caminhada, corrida e até exercícios de alta intensidade, como funcional e crossfit, podem ser realizados na areia. “O mais interessante de praticar esses exercícios ao ar livre é que acaba sendo uma escapada na rotina, especialmente para quem ainda está em home office”, diz.

Entretanto, a especialista lembra da necessidade do uso de tênis mesmo nesse ambiente, porque os calçados protegem os pés e diminuem a sobrecarga nos joelhos, quadril e coluna. “Hoje em dia existem diversas opções de tênis para cada modalidade escolhida, então é importante procurar o modelo certo para o que deseja praticar”, destaca Maria Lúcia.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo