Educadora física e coordenadora do curso de Educação Física da Estácio, Maria Lúcia Sebastião orienta quem tem exercícios como meta para 2022

Educadora física e coordenadora do curso de Educação Física da Estácio, Maria Lúcia Sebastião orienta quem tem exercícios como meta para 2022

Maria Lúcia Sebastião é docente da Estácio dá dicas sobre como retomar rotina de atividades físicas após um ano de sedentarismo.

Com a chegada de 2022, muitos aproveitam a virada de ano para inserir novos hábitos no dia a dia. Metas e resoluções são traçadas e, com diversos benefícios para a saúde, a prática de exercícios físicos sempre entra na lista a ser cumprida ao longo do novo ciclo.

Nesse cenário, a coordenadora do curso de Educação Física da Estácio, Maria Lúcia Sebastião, oferece algumas dicas para quem vai aproveitar o período de recesso para começar ou retomar uma rotina de atividades físicas.

“Uma das primeiras recomendações é a pessoa procurar uma modalidade de exercício que gosta para que essa atividade não se torne um fardo, e sim um hobby, mais fácil de aderir ao longo do ano. Ela pode escolher entre dança, musculação, esportes em grupo, como futebol, vôlei, entre outros”, indica a docente.

De acordo com levantamento realizado em 2020 pela Fiocruz em parceria com a UFMG, 62% dos brasileiros deixaram de fazer exercícios físicos durante a pandemia. Esse quadro de sedentarismo pode acarretar problemas ergonômicos, ortopédicos e, em casos mais graves, vasculares.

Para quem não quer fazer parte dessa estatística, a educadora física orienta um check-up médico como um dos primeiros passos. “É importante ir ao médico para checar se o corpo se apresenta bem, livre de alguma implicação ou restrição. Logo depois, a pessoa deve procurar um profissional da área de Educação Física que seja qualificado para orientar as atividades. E, principalmente para aqueles que buscam o exercício como forma de emagrecimento, a alimentação também deve ser cuidada com o acompanhamento de um nutricionista”, diz Maria Lúcia Sebastião.

Aproveitar o veraneio no litoral pode ser uma boa oportunidade para começar com o pé direito. Caminhada, corrida e até exercícios de alta intensidade, como funcional e crossfit, podem ser realizados na areia. “O mais interessante de praticar esses exercícios ao ar livre é que acaba sendo uma escapada na rotina, especialmente para quem ainda está em home office”, diz.

Entretanto, a especialista lembra da necessidade do uso de tênis mesmo nesse ambiente, porque os calçados protegem os pés e diminuem a sobrecarga nos joelhos, quadril e coluna. “Hoje em dia existem diversas opções de tênis para cada modalidade escolhida, então é importante procurar o modelo certo para o que deseja praticar”, destaca Maria Lúcia.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês