O Hemonorte está convocando doadores de sangue de todos os tipos. Atualmente, a unidade está com o estoque em “nível crítico” e o fornecimento para a rede hospitalar já está comprometido. O estoque atual está abaixo de 200 unidades, número inferior ao necessário para suprir a demanda diária, que é em torno de 800 bolsas por dia.
Através das redes sociais, a unidade reforçou o pedido de doação com urgência. “O Hemonorte está precisando de sangue de todos os tipos. Os estoques estão em níveis críticos e o fornecimento para a rede hospitalar já está comprometido”, diz a publicação.
Segundo o Hemonorte, podem doar sangue pessoas que tenham entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos, além de não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tomado a vacina contra a gripe nas últimas 48 horas e não ter tido hepatite após os 11 anos de idade. Além disso, jovens com 16 e 17 anos podem fazer sua doação acompanhados de um responsável legal.
Os intervalos para doação são de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres, com o máximo de quatro doações ao ano para homens e três doações para mulheres.
Já em relação aos vacinados contra a covid-19, o tempo de impedimento para doação de sangue varia de acordo com o tipo do imunizante: CoronaVac, 48 horas após cada dose; Oxford e Pfizer, 7 dias após cada dose. Para quem tomou a vacina contra Influenza, 48 horas.
Onde fica o Hemonorte Natal?
O Hemonorte fica na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, no bairro Tirol. O local funciona das 7h às 18h, de segunda a sábado. A doação pode ser agendada pelo telefone do Hemonorte: 3232-6733.
Para mais informações, acesse o website da unidade.
Foto: Danna Anute/Arquivo pessoal
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.