Sesap/RN disponibiliza leitos covid-19 para pacientes com sintomas gripais no Rio Grande do Norte - Por dentro do RN
Sesap RN disponibiliza leitos covid-19 para pacientes com sintomas gripais no Rio Grande do Norte

Sesap/RN disponibiliza leitos covid-19 para pacientes com sintomas gripais no Rio Grande do Norte

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) anunciou nesta quinta-feira (6.jan.2022) que passou a disponibilizar leitos voltados aos pacientes da Covid-19 também para atender pessoas com outras síndromes gripais e que tenham testado negativo para a covid-19.

Segundo o governo, a medida foi necessária por causa do surto gripal que atingiu o Rio Grande do Norte e outros estados do país. A secretaria informou que mesmo com a disponibilização dos leitos, são mantidas “medidas de biossegurança para evitar contaminação” dos pacientes de gripe com a covid-19, bem como o contrário.

O sistema RegulaRN, usado na administração dos leitos, também passou a diferenciar a ocupação de leitos entre casos de Covid-19 e de outras síndrome gripais. Na manhã desta quinta (6.jan.2022), por volta das 10h40, a página informava que havia 31 UTIs ocupadas com pacientes de Covid-19 e 19 com pacientes cadastrados como “não covid”. Ainda havia 88 UTIs disponíveis e outras 7 bloqueadas.

Já nos leitos clínicos – voltados para pacientes com menor gravidade – o número de pacientes “não covid” era maior que o de pacientes confirmados para a Covid-19. Eram 19 contra 13.

“A utilização destes leitos se faz necessária em virtude do surto gripal que atinge não somente o RN, mas todo o país, e só é possível pela baixa demanda de internações por covid-19. A Sesap seguirá monitorando a situação, aguardando o fim do surto gripal para que se retorne os leitos à assistência para covid-19”, afirmou a pasta.

Ao todo, o estado registrava ocupação de 36% dos leitos pela manhã. O percentual era maior na região metropolitana de Natal, onde a ocupação chegou a 50%.

Durante as fases mais graves da pandemia da covid-19, o governo do Rio Grande do Norte chegou a ter mais de 400 leitos de UTI operacionais (em uso ou pronto para uso) voltados para a Covid-19. No dia 25 de junho de 2021, chegou ao ápice de 415. Nesta quarta-feira (5.jan.2022), eram 134.

Mesmo com a redução de casos de covid-19, atribuída pelas autoridades à vacinação da população do Rio Grande do Norte, o estado começou a registrar um aumento de casos de pacientes com sintomas gripais em dezembro. Unidades de Pronto-Atendimento de Natal e da região metropolitana registraram superlotações e a prefeitura de Natal abriu centros para atender a população com sintomas gripais.

Foto: Reprodução/Sesap

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado Vulcão Cumbre Vieja em La Palma não dá sinais de abrandamento Cocaína no Ceará tem tudo, menos o princípio ativo da droga