A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) restabeleceu o abastecimento pleno do município de Jucurutu, na região Seridó do estado. A alteração ocorre um dia depois de a Barragem Oiticica ter atingindo a capacidade máxima de 15 milhões de metros cúbicos, vindo a “sangrar” na última sexta-feira (7.jan.2022).
O reservatório ainda está em obras e não está com sua estrutura completa. O sistema emergencial de sifões montado no ano passado foi substituído pelo principal, projetado para captar 140 mil litros/hora, que é a capacidade de operação da Estação de Tratamento.
Os técnicos da Caern informaram que, no máximo em 72 horas, a água deverá chegar a todos os bairros de Jurucutu. O município tem 18 mil habitantes, dos quais 10,9 mil são residentes na área urbana, e 5.267 ligações de água encanada.
De acordo com o governo do Estado, a Barragem de Oiticica está praticamente pronta, mas somente será concluída quando todos os moradores das áreas inundáveis forem removidos para locais seguros. Quando for concluída, o equipamento terá capacidade para 590 milhões de metros cúbicos e será o terceiro maior reservatório do Rio Grande do Norte.
A proposta do governo do Estado é transferir os moradores das áreas que serão inundáveis para a Nova Barra de Santana no primeiro semestre de 2022. Pequenos proprietários de terra e trabalhadores rurais serão reassentados em agrovilas, onde terão casa e uma gleba de terra para o sustento da família.
Foto: Paulo Araújo
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.