As primeiras doses de vacinas pediátricas para a covid-19 chegaram ao Rio Grande do Norte na manhã desta sexta-feira (14.jan.2022). A chegada ocorreu após um atraso de quase 9 horas, já que a previsão era para o recebimento do lote na madrugada da quinta para a sexta-feira.
Com a chegada das vacinas pediátricas, o governo do Estado pretende iniciar a vacinação para as crianças da faixa etária neste sábado (15.jan.2022). As campanhas, porém, variam de acordo com as prefeituras municipais, responsáveis pela aplicação dos imunizantes.
Atualmente, o Rio Grande do Norte tem cerca de 350 mil crianças na faixa etária, e recebeu do Ministério da Saúde 20.900 doses da vacina da Pfizer, específico para o público. “Por ser um quantitativo baixo, em relação ao público, a orientação é que inicie com crianças com comorbidades e com deficiência”, informou a Sesap.
A pasta citou como exemplo de comorbidades doenças como cardiopatia crônica, pneumopatia crônica, imunodepressivos, doença renal crônica, asma, doença neurológica crônica, doença hepática crônica, síndrome de Down, doença hematológica crônica, Diabetes Mellitus e obesidade.
O Ministério da Saúde deverá enviar lotes semanais com vacinas para o público, e para que os menores sejam vacinados, eles devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito. De acordo com governo, também é importante que seja feito o cadastro da criança como dependente na plataforma RN+ Vacina.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.