Primeiras vacinas pediátricas contra a covid-19 chegam ao RN e imunização deve iniciar neste sábado (15)

Primeiras vacinas infantis contra a covid-19 chegam ao RN e imunização deve iniciar neste sábado (15)

As primeiras doses de vacinas pediátricas para a covid-19 chegaram ao Rio Grande do Norte na manhã desta sexta-feira (14.jan.2022). A chegada ocorreu após um atraso de quase 9 horas, já que a previsão era para o recebimento do lote na madrugada da quinta para a sexta-feira.

Com a chegada das vacinas pediátricas, o governo do Estado pretende iniciar a vacinação para as crianças da faixa etária neste sábado (15.jan.2022). As campanhas, porém, variam de acordo com as prefeituras municipais, responsáveis pela aplicação dos imunizantes.

Atualmente, o Rio Grande do Norte tem cerca de 350 mil crianças na faixa etária, e recebeu do Ministério da Saúde 20.900 doses da vacina da Pfizer, específico para o público. “Por ser um quantitativo baixo, em relação ao público, a orientação é que inicie com crianças com comorbidades e com deficiência”, informou a Sesap.

A pasta citou como exemplo de comorbidades doenças como cardiopatia crônica, pneumopatia crônica, imunodepressivos, doença renal crônica, asma, doença neurológica crônica, doença hepática crônica, síndrome de Down, doença hematológica crônica, Diabetes Mellitus e obesidade.

O Ministério da Saúde deverá enviar lotes semanais com vacinas para o público, e para que os menores sejam vacinados, eles devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito. De acordo com governo, também é importante que seja feito o cadastro da criança como dependente na plataforma RN+ Vacina.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês