Justiça invalida Decreto Municipal e determina a volta da cobrança do passaporte vacinal no comércio de Natal

Justiça invalida Decreto Municipal e determina a volta da cobrança do passaporte vacinal no comércio de Natal

A cobrança do passaporte vacinal para garantir a entrada em shoppings, bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais de Natal voltou a ser obrigatória. A determinação se dá após ação civil pública movida pela Defensoria Pública Estadual pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte. O juiz Airton Pinheiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, deferiu o pedido na tarde desta quinta-feira (27.jan.2022).

Na visão do Ministério Público e da Defensoria, a cobrança do passaporte vacinal é importante pois certifica que o cidadão está vacinado contra a covid-19, tal como a quantidade de doses e se o esquema vacinal está completo ou não. De acordo com a ACP, a exigência do passaporte vacinal também fez com que a população natalense buscasse os postos de vacinação.

“Sendo assim, havendo o Decreto Estadual imposto aos segmentos socioeconômicos de alimentação – a exemplo de bares e restaurantes, bem como centros comerciais, galerias e shopping centers que utilizem sistema artificial de circulação de ar deverão -, a obrigação de exigir a comprovação do esquema vacinal de seus clientes para liberação do acesso, não poderia o Decreto Municipal legislar em sentido contrário, padecendo de vício de excesso de poder e incompetência, sendo, portanto, ilegítimo nesta parte (Art. 3º), merecendo acatamento o pleito liminar de suspensão da eficácia do Decreto Municipal, prevalecendo as determinações do Decreto Estadual em comento”, determinou o juiz.

Foto: Reprodução/Magnus Nascimento

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo