Por meio de nota conjunta, prefeitos de 19 municípios da Região Central e Vale do Açu decidiram cancelar as festas públicas de Carnaval em 2022. Segundo a Associação dos Municípios da Região Central e Vale do Açu Potiguar (AMCEVALE), os eventos que seriam realizados com o dinheiro público não irão mais acontecer.
Segundo a nota, a decisão de suspender as festas públicas de Carnaval foi provocada pelo aumento dos casos de covid-19 no Rio Grande do Norte, relacionados a circulação da variante Ômicron; além do surto de gripe, que têm lotado as unidades de saúde pública em todo o estado.
“Inicialmente são eventos patrocinados e idealizados pelas prefeituras. Esses estão suspensos. Estamos abrindo discussões ainda para a questão de arrastões e de festas nas ruas criadas por pessoas privadas”, disse o presidente da associação e prefeito de São Rafael, Reno Marinho.
Os 19 municípios que aderiram ao cancelamento do Carnaval são: Afonso Bezerra; Alto do Rodrigues; Angicos; Fernando Pedroza; Assú; Serra do Mel; Carnaubais; Itajá; Ipanguaçu; Paraú; Macau; Pedro Avelino; Pedra Preta; Porto do Mangue; Pendências; Caiçara do Rio do Vento; Jardim de Angicos; São Rafael e Triunfo Potiguar.
Na nota, os municípios também afirmaram que aguardam um posicionamento oficial do governo do Estado sobre as festas privadas durante o Carnaval.
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.