PGR vai investigar se Monark e Kim Kataguiri fizeram apologia ao nazismo na internet

PGR afirma que vai investigar se Monark e deputado federal fizeram apologia ao nazismo na internet; apresentador foi desligado

A Procuradoria Geral da República (PGR) vai investigar o suposto crime de apologia do nazismo praticado pelo podcaster e influencer Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, e pelo deputado federal Kim Kataguiri (Podemos/SP). O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou a abertura de uma investigação sobre o caso nesta terça-feira (8.jan.2022).

De acordo com a PGR, o Ministério Público Federal (MPF) recebeu representações a respeito do episódio do Flow Podcast, apresentado por Monark, em que ele defende a “legalidade de um partido nazista no Brasil”. Na ocasião, Kim era um dos convidados, e também será investigado porque, questionado pela deputada Tabata Amaral (PSB-SP) no podcast, afirmou considerar que a Alemanha errou ao ter criminalizado o partido nazista.

A PGR afirmou que o caso será analisado pela assessoria criminal de Aras porque Kim Kataguiri, como deputado federal, tem foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Apresentador foi desligado e programa retirado do ar

Bruno Aiub, influenciador conhecido como Monark, um dos fundadores do programa, foi desligado do Flow Podcast. O anúncio foi feito nesta terça-feira (8.fev.2022) pelas redes do programa, após a defesa da existência de um partido nazista. “O Flow Podcast surgiu de um sentimento de liberdade, pluralidade e transparência. Com isso, carregamos a responsabilidade de nos conectar com milhões de pessoas e é inevitável que grandes decisões exijam grandes responsabilidades”, destaca a publicação.

“Reforçamos o nosso comprometimento com a Democracia e Direitos Humanos, portanto, o episódio 545 foi tirado do ar. Comunicamos também a decisão que, a partir deste momento, o youtuber Bruno Aiub @Monark está desligado dos Estúdios Flow”, completa a nota.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês