UFRN recebe atestados de esquema vacinal contra a covid-19

UFRN recebe atestados de esquema vacinal contra a covid-19

A comunidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pode realizar, até o dia 25 de fevereiro, os procedimentos relativos à comprovação do esquema vacinal contra a covid-19 para acesso às dependências físicas da instituição de ensino. A exigência da documentação entra em vigor a partir do início do ano letivo de 2022, em 28 de março, e faz parte do planejamento para o retorno das atividades acadêmicas presenciais, quando também haverá a retomada 100% presencial das atividades administrativas.

Pelos sistemas integrados (Sigaa ou SIGRH), para efetuar a comprovação, deve-se escolher uma das seguintes opções: Vacinado (Importar do RN + Vacina); Vacinado Completo (anexar comprovante); Vacinado Incompleto (anexar comprovante); Não Vacinado com Justificativa Médica ou Técnica; Não Vacinado por Opção. Nesta primeira etapa da comprovação, a abrangência do esquema vacinal completo inclui, pelo menos, as duas doses da vacina ou a dose única, a depender do tipo de vacina.

De acordo com o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas da UFRN, Joade Cortez Gomes, a medida confere maior segurança para o retorno presencial, em complemento às medidas previstas no Protocolo de Biossegurança da instituição. “A UFRN preza a minimização de riscos à saúde e a proteção à vida, portanto a vacinação é essencial para cumprirmos esses objetivos”, destaca.

A retomada presencial das atividades administrativas ocorre gradualmente desde 2020, conforme o cronograma da Instrução Normativa nº 4 da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp). Atualmente, na penúltima etapa, o trabalho presencial acontece com escalas de revezamento até o dia 28 de março, quando há previsão de retorno das atividades 100% presenciais.

A decisão para exigência do atestado de esquema vacinal contra a covid-19 foi aprovada pelos Colegiados Superiores da UFRN, por unanimidade de votos, no final de dezembro, considerando o retorno das atividades acadêmicas presenciais. A medida se aplica aos estudantes; docentes e servidores técnico-administrativos (efetivos e aposentados); professores substitutos, temporários, visitantes, colaboradores e voluntários; pensionistas; pesquisadores ou bolsistas de agências de fomento; trabalhadores terceirizados; e o público em geral.

Estudantes

Quem tiver vínculo como estudante deverá comprovar o esquema vacinal pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Quem não efetuar a comprovação não poderá frequentar as aulas e atividades acadêmicas presenciais, terá o registro de frequência e nota bloqueados nas turmas dos componentes curriculares nos quais estiver matriculado e terá o programa suspenso compulsoriamente no respectivo período letivo.

Alunos com comorbidade poderão solicitar o Regime de Exercícios Domiciliares, conforme as regras estabelecidas na Instrução Normativa (IN) da Prograd. Os ingressantes de 2022 farão a comprovação do atestado vacinal em um segundo momento, que será divulgado em breve.

Servidores

Quem tiver vínculo como servidor (técnico ou docente) deverá comprovar o esquema vacinal pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). Caso o servidor também possua vínculo como estudante, deverá realizar a comprovação no SIGRH e no Sigaa. As pessoas que anexarem declaração com justificativa médica ou técnica irão passar por perícia médica, que será realizada antes de 28 de março, e as não vacinadas por opção serão ouvidas pela Corregedoria da UFRN, que adotará as providências cabíveis. Os que estão com esquema vacinal incompleto, dentro do prazo protocolar, serão considerados em situação regular até a comprovação do esquema vacinal completo.

Terceirizados, contratados e HUs

Na contratação de prestação de serviços firmados no âmbito da UFRN e que atuam nos Hospitais Universitários (HUs), sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deve-se solicitar à empresa prestadora de serviço a comprovação do esquema vacinal em conformidade com o calendário de imunização de todos os trabalhadores terceirizados, como condição para início ou continuação dos serviços.

Foto: Cícero Oliveira

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês