O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, enviou as respostas para as Forças Armadas sobre dúvidas apresentadas pelos militares a respeito das urnas eletrônicas. As informações foram divulgadas por Barroso nesta segunda-feira (14.fev.2022). De acordo com o TSE, 80 questões de natureza técnica, “sem qualquer comentário ou juízo de valor sobre segurança ou vulnerabilidades” foram feitas pelos militares.
Segundo o tribunal, as forças armadas buscam compreender o funcionamento do sistema de votação. “As questões [sobre as urnas eletrônicas] foram respondidas detalhadamente pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE em um documento com 69 páginas e três anexos, somando pouco mais de 700 páginas”, explicou o tribunal. De acordo com o TSE, a íntegra do documento não foi divulgada por estar sob sigilo a pedido dos autores das perguntas.
As perguntas sobre as urnas eletrônicas foram apresentadas pelas Forças Armadas durante o recesso de fim de ano do TSE, na Comissão de Transparência das Eleições (CTE).
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.