De acordo com a mais recente pesquisa PoderData, a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL) está diminuindo. No levantamento divulgado nesta quinta-feira (3.mar.2022), Lula aparece 8 pontos à frente de Bolsonaro no primeiro turno, com 40% das intenções de voto. Bolsonaro tem 32%.
Na pesquisa anterior, divulgada em 16 de fevereiro, a diferença entre os dois era de 9% – Lula tinha 40% e Bolsonaro 31%. Anteriormente, na pesquisa feita em 2 de fevereiro, a diferença era de 11 pontos – Lula com 41% e Bolsonaro com 30%. Já em 20 de janeiro, a diferença entre os dois era ainda maior, de 14% – o ex-presidente tinha 42% e Bolsonaro 28%.
Ainda de acordo com os dados da pesquisa mais recente, Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro (Podemos) seguem empatados tecnicamente no terceiro lugar. O ex-governador do Ceará aparece com 7%, enquanto o ex-juiz surgem com 6%. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que avalia trocar o PSDB pelo PSD para ser candidato, aparece com 3% das intenções de voto, empatado com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e com o deputado federal André Janones. Ambos tem 2%.
O PoderData ouviu 3 mil pessoas por telefone entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR 01570/2022.
Fotos: Ricardo Stuckert (Lula) / Antonio Cruz/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.