Concurso do Exército Brasileiro oferta 1,1 mil vagas para profissionais de diversas áreas. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), com a listagem dos requisitos para os candidatos, entre eles altura mínima e ter entre 17 e 26 anos. As inscrições tiveram início nesta segunda-feira (7.mar.2022) e seguem até o dia 5 de abril de 2022. A taxa de inscrição do concurso custa R$ 95.
De acordo com o edital do concurso do Exército, estão disponíveis 1.005 vagas para a área geral, sendo 900 para homens e 105 para mulheres. As qualificações de atuação serão Infantaria; Cavalaria; Artilharia; Engenharia; Comunicações; Material Bélico – Manutenção de Viatura Auto; Material Bélico – Manutenção de Armamento; Material Bélico – Mecânico Operador; Material Bélico – Manutenção de Viatura Blindada; Manutenção de Comunicações; Topografia; Intendência e Aviação – Manutenção.
Há também a área de “músico”, onde o Exército vai selecionar profissionais para as funções de Clarineta em MIB/Clarineta em SIB (6); Saxhorne Barítono em SIB/Saxhorne Baixo em SIB (1); Saxofone em MIB/Saxofone em SIB (3); Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda (3); Trombone Tenor em SIB (de vara)/ Trombone Baixo em SIB (de vara) (10); Trompete em MIB/SIB – Cornetim em SIB / Flueglhorne em SIB (12); Tuba em MIB/Tuba em SIB (5). Há ainda 55 vagas na área da saúde.
Exigências e classificação
Entre as exigências para poder fazer o concurso do Exército, é necessário ser brasileiro, possuir ensino médio completo; no caso da área da Saúde, ter concluído o curso técnico em enfermagem ou curso superior em enfermagem; ter entre 17 e 26 anos completos; possuir altura mínima de 1,60m para os candidatos do sexo masculino e 1,55m para as candidatas do sexo feminino; não ter filho ou dependente; não ser casado ou ter constituído união estável e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, se for o caso.
Os candidatos vão ser selecionados através de exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório. Posteriormente, a segunda etapa do concurso terá a inspeção de saúde, exame de aptidão física, exame de habilitação musical, comprovação dos requisitos para a matrícula, heteroidentificação e exame psicológico, sendo todas as fases de caráter eliminatório.
Ainda de acordo com o edital, o exame intelectual está previsto para ser realizada no dia 4 de setembro de 2022, em uma das Organizações Militares Sede. No primeiro dia, os candidatos farão provas de português, redação, física e química; já no segundo dia, os exames serão com questões de matemática, português, historia, geografia, inglês e conhecimentos específicos.
Foto: Lindomar Cruz/Visualhunt
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.