De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), as exportações do RN cresceram 143,4% nos dois primeiros meses deste ano em comparação ao mesmo período de 2021. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (11.mar.2022), e foram levantadas pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), órgão vinculado à Federação.
Segundo a Fiern, a exportação de óleo diesel representa 40% do total. Em seguida vem melões, melancias, açúcar, sal e peixes como os produtos com maiores valores exportados e todos com evolução positiva em relação ao ano passado. De acordo com a federação, com exceção do diesel, as exportações do RN cresceram 45% no primeiro bimestre de 2022.
As exportações do RN de fevereiro cresceram 37,4% mais que as de janeiro. Já em relação a fevereiro de 2021, as exportações tiveram um aumento de 172%. Óleo diesel, melões, sal, melancias e peixes foram os produtos com maiores valores exportados no mês. Sem o óleo diesel, as exportações de fevereiro tiveram aumento de 27,8%.
Importações também tiveram crescimento
Ainda de acordo com a Fiern, no primeiro bimestre de 2022, o crescimento de importações foi 21,88% maior quando comparado ao mesmo período do ano passado. O Rio Grande do Norte mantém, neste ano, o fluxo de importações de equipamentos de geração de energia eólica e solar da China como os principais itens. Em seguida, é o trigo da Argentina.
Foto: Divulgação/FIERN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.