O impacto financeiro na gestão municipal com a criação da secretaria e da nomeação dos cargos comissionados será de R$ 287.300,00 mensais.
Os vereadores de Natal aprovaram, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (31.mar.2022), dois projetos apresentados pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB) que visam reestruturar a Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência e criar a Secretaria Municipal de Projetos Especiais para acompanhar o desenvolvimento das obras na capital potiguar.
Na prática, além da nova secretaria criada, a lei aprovada pelos vereadores permite a criação de 90 cargos comissionados. O impacto financeiro na gestão municipal será de R$ 287.300,00 mensais.
De acordo com o líder da bancada governista, vereador Aldo Clemente (PDT), os projetos são importantes para o município. “O primeiro projeto dará condições para que a pasta da Igualdade Racial e Direitos Humanos, que foi criada a partir de um pedido da bancada oposicionista, possa defender as minorias da nossa cidade, haja vista que não havia estrutura para trabalhar com eficiência. Já o segundo projeto tem o objetivo de ajudar na formatação de obras estruturantes como a engorda e drenagem de Ponta Negra. Para tanto, precisamos de uma secretaria com gente qualificada para tocar iniciativas que envolvem altos investimentos”, afirmou.
Já o líder da oposição, vereador Pedro Gorki (PCdoB), avaliou que o momento de crise econômica não seria propício para a aprovação da lei. “Sabemos que é importante ter obras de infraestrutura no município e ampliar as ações na área dos Direitos Humanos, inclusive destinamos emendas parlamentares com recursos para estas finalidades. Todavia, acreditamos que neste momento de crise econômica, não é oportuno aplicar recursos na criação de uma nova secretaria e mais cargos comissionados”, considerou.
Foto: Elpídio Júnior
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.