MPRN lança o Guia dos Direitos da Pessoa Idosa - Por dentro do RN
MPRN lança o Guia dos Direitos da Pessoa Idosa

MPRN lança o Guia dos Direitos da Pessoa Idosa

O Guia dos Direitos da Pessoa Idosa traz informações com o propósito de fazer valer os direitos dessa parcela da população.

Você sabia que é dever não só do Estado, mas também de toda a sociedade amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida?

Com esse questionamento, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência, Idoso e Minorias (Caop Inclusão) convida todos a refletirem sobre a responsabilidade de cada um para com a pessoa idosa.

E como forma de oferecer subsídios técnicos e teóricos sobre o tema, a equipe do Caop Inclusão elaborou o Guia dos Direitos da Pessoa Idosa. Trata-se de uma publicação que traz conceitos, legislação atualizada, reflexões e orientações com o propósito de fazer valer os direitos dessa parcela da população.

“O Guia dos Direitos da Pessoa Idosa foi pensado não apenas para ser usado pelas pessoas idosas, mas também para ser usado por todos que se engajam na promoção dos direitos desse importante segmento populacional, a fim de auxiliá-los na busca da defesa de seus interesses indisponíveis e a proteger-se de qualquer tipo de violência, por meio do acesso à informação adequada e indicando os meios, órgãos e serviços que devem ser acionados”, explica o coordenador do Caop Inclusão, Guglielmo Marconi Soares de Castro.

O guia aborda os principais direitos dos idosos assegurados pela legislação, tais como:liberdade, dignidade e respeito; direito à vida, à saúde e à alimentação; convivência familiar e comunitária; moradia; saúde; transporte; educação, cultura, esporte e lazer; trabalho; atendimento preferencial e prioridade processual; e políticas públicas inclusivas.

Além disso, alerta sobre os mais comuns tipos de violência cometidas contra idosos, sejam elas “visíveis” ou “invisíveis”. Entre elas: violência física; violência psicológica; negligência; violência institucional; abuso financeiro; violência patrimonial; violência sexual; e discriminação.

A ideia do Guia dos Direitos da Pessoa Idosa é poder informar e orientar as pessoas, especialmente os idosos, acerca dos próprios direitos, de como identificar possíveis violações e sobre como agir nesses casos.

Foto: Matthias Zomer/Pexels

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado