MPRN lança o Guia dos Direitos da Pessoa Idosa

MPRN lança o Guia dos Direitos da Pessoa Idosa

O Guia dos Direitos da Pessoa Idosa traz informações com o propósito de fazer valer os direitos dessa parcela da população.

Você sabia que é dever não só do Estado, mas também de toda a sociedade amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida?

Com esse questionamento, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência, Idoso e Minorias (Caop Inclusão) convida todos a refletirem sobre a responsabilidade de cada um para com a pessoa idosa.

E como forma de oferecer subsídios técnicos e teóricos sobre o tema, a equipe do Caop Inclusão elaborou o Guia dos Direitos da Pessoa Idosa. Trata-se de uma publicação que traz conceitos, legislação atualizada, reflexões e orientações com o propósito de fazer valer os direitos dessa parcela da população.

“O Guia dos Direitos da Pessoa Idosa foi pensado não apenas para ser usado pelas pessoas idosas, mas também para ser usado por todos que se engajam na promoção dos direitos desse importante segmento populacional, a fim de auxiliá-los na busca da defesa de seus interesses indisponíveis e a proteger-se de qualquer tipo de violência, por meio do acesso à informação adequada e indicando os meios, órgãos e serviços que devem ser acionados”, explica o coordenador do Caop Inclusão, Guglielmo Marconi Soares de Castro.

O guia aborda os principais direitos dos idosos assegurados pela legislação, tais como:liberdade, dignidade e respeito; direito à vida, à saúde e à alimentação; convivência familiar e comunitária; moradia; saúde; transporte; educação, cultura, esporte e lazer; trabalho; atendimento preferencial e prioridade processual; e políticas públicas inclusivas.

Além disso, alerta sobre os mais comuns tipos de violência cometidas contra idosos, sejam elas “visíveis” ou “invisíveis”. Entre elas: violência física; violência psicológica; negligência; violência institucional; abuso financeiro; violência patrimonial; violência sexual; e discriminação.

A ideia do Guia dos Direitos da Pessoa Idosa é poder informar e orientar as pessoas, especialmente os idosos, acerca dos próprios direitos, de como identificar possíveis violações e sobre como agir nesses casos.

Foto: Matthias Zomer/Pexels

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês