Secretários estaduais e das prefeituras de Natal e Mossoró deixam cargos para concorrer nas eleições

Secretários estaduais e das prefeituras de Natal e Mossoró deixam cargos para concorrer nas eleições

Secretários e chefes de órgãos públicos, tanto do Governo do Estado, quanto de prefeituras, foram exonerados entre os dias 1º e 2 de abril para garantir a desincompatibilização dos cargos públicos e poder se candidatar nas eleições de outubro. O prazo de desincompatibilização para que ministros, governadores, prefeitos e secretários dos poderes executivos terminou no sábado (2.abr.2022). Pela legislação eleitoral, eles precisam se afastar das funções a seis meses da eleição.

As mudanças geram uma reforma administrativa nas gestões – especialmente na gestão estadual, onde mais teve alterações. As exonerações e nomeações dos substitutos foram feitas em edições extras do Diário Oficial do Estado.

No estado, uma das mudanças ocorre com a saída do agora ex-secretário estadual de Metas de Governo e Gestão de Projetos, Fernando Mineiro, que será candidato a deputado federal nas eleições deste ano pelo PT. Em seu lugar, assume a pasta o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Rosado Coelho.

O controlador-geral do estado, Pedro Lopes, também saiu do cargo, sendo substituído por Carlos José Cerveira, que já atuava no órgão como auditor-geral. Pedro vai concorrer a uma vaga de deputado estadual pelo PT.

Também houve mudança na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, com a saída de Jaime Calado, que será candidato a deputado federal pelo Republicanos. Quem assumiu o cargo de secretário titular foi Silvio Torquato Fernandes, que era adjunto da pasta.

A vereadora licenciada de Natal, Júlia Arruda, que era secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, também deixou a gestão estadual. Ela será candidata a deputada estadual pelo PCdoB, e foi substituída por Maria Luiza Quaresma Tonelli, que até então estava como adjunta da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também deixou o cargo. Maques será candidato nas eleições de 2022, mas ainda não definiu se a deputado estadual ou federal. Seu substituto ainda não foi definido. O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) Gilton Sampaio também deixou o cargo, sendo substituído por Lilian de Oliveira Rodrigues.

Samanda Alves, do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, que concorrerá a uma vaga de deputada federal pelo PT, também deixou o cargo. Além dela, também foi registrada a saída da presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), Márcia Maia, que também tentará uma vaga de deputada federal pelo Republicanos.

No caso de Márcia Maia, a exoneração dela não foi publicada no Diário Oficial, porque a agência é uma empresa de economia mista. A saída foi oficializada por meio de uma carta de renúncia. O cargo que Márcia disputará em outubro já foi ocupado por sua mãe, a falecida ex-governadora Wilma de Faria, como deputada-constituinte entre 1987 e 1988, quando se elegeu prefeita de Natal pela primeira vez.

Mudanças também ocorrem em Natal e Mossoró

Em Natal, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) também realizou alterações no secretariado. Uma das saídas é a do seu próprio filho, Adjuto Dias, que ocupava o cargo de secretário municipal de Trabalho e Assistência Social. Adjuto concorrerá a uma vaga de deputado estadual nas eleições de outubro. Em seu lugar, quem assumiu a pasta foi Ana Valda Teixeira de Vasconcelos Galvão, que era adjunta.

Além de Adjuto, a delegada aposentada, Sheila Freitas, também deixou a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. Ela também é candidata a deputada estadual. Em seu lugar, a pasta passa a ser de responsabilida de Ney Fagner Carvalho de Melo, que até então era chefe de gabinete na secretaria.

A secretária municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência, Yara Costa, também deixou o cargo. Em seu lugar, assumiu Pedro Henrique Venâncio do Nascimento.

Já no segundo maior município do Estado, Mossoró, o engenheiro Brenno Queiroga deixou a Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Programas de Governo. Ele será candidato a governador pelo Solidariedade. A exoneração foi assinada pelo prefeito Allyson Bezerra.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal