Seap/RN e Fiern firmam parceria que possibilita avanço no trabalho prisional - Por dentro do RN
Seap/RN e Fiern firmam parceria que possibilita avanço no trabalho prisional

Seap/RN e Fiern firmam parceria que possibilita avanço no trabalho prisional

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap/RN), assinou com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), um Termo de Cooperação Técnica para reinserção de pessoas oriundas do sistema prisional ao mercado de trabalho.

A parceria facilita o encaminhamento de privados de liberdade dos regimes aberto e semiaberto ao trabalho e a utilização de mão de obra qualificada de presos do regime fechado pelas empresas. No RN, apenados já trabalham em reformas de prédios e espaços públicos.

A assinatura do termo ocorreu na tarde de segunda-feira (4.abr.2022), na Casa da Indústria, em Natal, com a presença do vice-governador, Antenor Roberto; do secretário da Seap/RN, Pedro Florêncio; do presidente da Fiern, Amaro Sales; do superintendente regional do IEL, Juan Saavedra; além de servidores do sistema penitenciário.

Para o vice-governador, as ações adotadas pela SEAP estão em consonância com o Plano de Governo. “Você abre para a indústria essa interface com o sistema prisional e permite encontrar profissionais qualificados. A remição da pena pelo estudo e trabalho sempre fez parte das orientações dadas pela governadora Fátima Bezerra e levada a cabo pelo secretário Pedro Florêncio. Inovamos com a criação da SEAP, especializada em gestão penitenciária, e ao dar pleno cumprimento a Lei de Execuções Penais”, disse Antenor Roberto.

O secretário Pedro Florêncio destacou que a Seap/RN qualificou mais de mil internos em cursos de qualificação técnica e que a pasta já deu os primeiros passos com presos trabalhando para empresas privadas, prefeituras e outras secretarias de Estado. “Essa é a forma mais efetiva de ressocialização. Temos dentro dos presídios privados de liberdade capacitados e aptos ao trabalho de eletricista, pedreiro, soldador, costureiro, pintor, entre tantas aptidões. Esses presos já reformaram hospitais, escolas e prédios públicos”, destacou.

Para o presidente da Fiern, Amaro Sales, a indústria avançará nesse tema com “retorno positivo social e produtivo”. “Esta é mais uma ação da Fiern alinhada com os interesses da classe produtiva e do Estado”, afirmou. Juan Saavedra destacou que a parceria “é um novo serviço do IEL. Estamos dando este pontapé e vamos buscar atender os anseios de das partes”.

A reunião contou com a presença da secretaria adjunta da Seap/RN, Ivanilma Carla; dos servidores do Departamento de Promoção à Cidadania, Vilma Paixão e Thiago Gaião; além do superintendente regional do SESI, Juliano Martins; e do diretor regional do SENAI, Emerson Batista.

Foto: Divulgação/Assessoria/Seap RN

Foto: Divulgação/Seap

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado