Pesquisa Ipespe aponta redução na diferença entre Lula e Bolsonaro

Pesquisa Ipespe aponta menor diferença entre Lula e Bolsonaro

De acordo com a nova pesquisa realizada pelo Instituto Ipespe em todo o país e divulgado nesta quarta-feira (6.abr.2022), houve uma redução na diferença entre Lula e Bolsonaro. Lula segue na liderança da corrida presidencial, e Bolsonaro aparece em segundo lugar. Porém, na comparação ao levantamento anterior, Bolsonaro cresceu e reduziu a vantagem do petista.

Os números mostram que Lula aparece em primeiro com 44%, contra 30% de Bolsonaro na pesquisa estimulada, que é quando os nomes dos candidatos são expostos aos entrevistados. No levantamento anterior, realizado no mês de março, a diferença entre Lula e Bolsonaro era de 18 pontos percentuais, com 44% e 26%, respectivamente.

O levantamento mostra ainda o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), em terceiro, com 9%, seguido do ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB) com 3%. A senadora Simone Tebet (MDB) aparece em quinto lugar, com 2%, além do deputado federal André Janones (Avante) com 1%. A pesquisa não inseriu o nome do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil).

12% dos entrevistados responderam que não sabem em que votar ou que votarão em nenhum candidato.

Segundo turno e avaliação de Bolsonaro

A pesquisa também questionou os entrevistados sobre um eventual segundo turno. No levantamento, Lula também aparece em primeiro, com 53%, contra 33% de Bolsonaro. A diferença entre os dois também diminuiu nesse cenário. Em janeiro, a distância entre eles era de 25 pontos percentuais, e agora é de 20 pontos.

Já em relação a avaliação do Governo Federal, a pesquisa apontou que 54% da população considera a gestão de Bolsonaro ruim ou péssima – mesmo percentual de março. Entre os que acham ótimo ou bom, o percentual foi de 29%, superior aos 26% registrados no mês passado. Já os que consideram o governo regular foram 15%, ante 19% na pesquisa passada.

A pesquisa Ipespe foi realizada entre 2 e 5 de abril, ouvindo 1.000 pessoas, por telefone, margem de erro de 3,2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada sob o número BR-03874/2022, no Tribunal Superior Eleitoral.

Fotos: Lula – Ricardo Stuckert/Bolsonaro – José Cruz/Agência Brasil/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês