Fundador do Orkut reativa domínio e ensaia volta de rede social: ‘Estamos construindo algo novo’

Fundador do Orkut reativa domínio e ensaia volta de rede social: 'Estamos construindo algo novo'

O mundo está perto de ganhar uma nova rede social. Foi o que disse Orkut Büyükkökten, engenheiro turco que era funcionário do Google e fundou o Orkut, em 2004. Nesta quinta-feira (28), ele reativou o orkut.com, fez duras críticas às atuais redes sociais utilizadas ao redor do mundo e diz que está construindo algo novo.

Com as atividades encerradas em setembro de 2014, o Orkut teve mais de 300 milhões de usuários e foi a primeira grande rede social do mundo. Os ‘scraps’, depoimentos e comunidades eram características da rede social que, segundo o criador, tinham como objetivo “construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas”.

Na mensagem postada no site reativado, Orkut Büyükkökten disse que, no Orkut, ódio e desinformação não eram tolerados e que era uma rede social para que pessoas compartilhassem interesses, “não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos”. Ele também criticou a comercialização de dados pessoais e a divisão que as atuais redes sociais causaram na sociedade.

Na postagem, que foi publicada em inglês e português devido à grande quantidade de brasileiros que utilizaram a rede social, Orkut Büyükkökten disse que está construindo algo novo e deixou espaço para que os interessados sejam informados sobre as novidades.

Leia mensagem na íntegra abaixo:

Hello!

Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários.

Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.

O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!

Foto: Reprodução/Shutterstock

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês