Fundador do Orkut reativa domínio e ensaia volta de rede social: 'Estamos construindo algo novo' - Por dentro do RN
Fundador do Orkut reativa domínio e ensaia volta de rede social: 'Estamos construindo algo novo'

Fundador do Orkut reativa domínio e ensaia volta de rede social: ‘Estamos construindo algo novo’

O mundo está perto de ganhar uma nova rede social. Foi o que disse Orkut Büyükkökten, engenheiro turco que era funcionário do Google e fundou o Orkut, em 2004. Nesta quinta-feira (28), ele reativou o orkut.com, fez duras críticas às atuais redes sociais utilizadas ao redor do mundo e diz que está construindo algo novo.

Com as atividades encerradas em setembro de 2014, o Orkut teve mais de 300 milhões de usuários e foi a primeira grande rede social do mundo. Os ‘scraps’, depoimentos e comunidades eram características da rede social que, segundo o criador, tinham como objetivo “construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas”.

Na mensagem postada no site reativado, Orkut Büyükkökten disse que, no Orkut, ódio e desinformação não eram tolerados e que era uma rede social para que pessoas compartilhassem interesses, “não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos”. Ele também criticou a comercialização de dados pessoais e a divisão que as atuais redes sociais causaram na sociedade.

Na postagem, que foi publicada em inglês e português devido à grande quantidade de brasileiros que utilizaram a rede social, Orkut Büyükkökten disse que está construindo algo novo e deixou espaço para que os interessados sejam informados sobre as novidades.

Leia mensagem na íntegra abaixo:

Hello!

Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários.

Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.

O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!

Foto: Reprodução/Shutterstock

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado