Emparn aponta chuvas 5,6% acima do esperado para o mês de abril no Rio Grande do Norte

Emparn aponta chuvas 5,6% acima do esperado para o mês de abril no Rio Grande do Norte

O mês de abril de 2022 choveu 5,6% acima do esperado no Rio Grande do Norte. O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) registrou que 109 cidades tiveram chuvas nas categorias de normal a acima do normal.

A região Oeste foi a que mais choveu no período com 17,4% acima do esperado com 219 milímetros – a previsão era 187,2 mm. As regiões Leste (143,2 mm), Central (125,1 mm) e Agreste (71 mm) apareceram na sequência. O município de Luís Gomes foi um dos mais chuvosos no mês, com 307,6 mm, superando a média histórica da cidade (177 mm). Assú registrou 307,1 mm de chuva no mês, superando em 94,1% o volume esperado, que era de 158,3 mm.

“A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) e o aumento das temperaturas do oceano foram alguns dos fatores determinantes para a ocorrência de chuva no período”, contou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot. Segundo o levantamento, no município de Campo Grande, já choveu acima do esperado para o ano inteiro. Os volumes acumulados em quatro meses chegaram a 1.105 mm.

A Emparn aponta que o cenário segue favorável para a continuidade das chuvas no Rio Grande do Norte no próximo trimestre. A previsão para os meses de maio, junho e julho de 2022 é de chuvas de volumes de normal a acima do normal no estado, com acumulados médios mínimos para o período de 559,7 mm na região Leste; 266,4 mm no Agreste; 175,2 mm no Oeste Potiguar; e 133,1 mm na região Central.

Chuvas em abril de 2022

  • Região Oeste – 219.8mm
  • Região Central – 125.1 mm
  • Região Agreste – 71mm
  • Região Leste – 143,2mm
  • Estado – 157.3mm- 5,6%

Foto: Reprodução/Elisa Elsie

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês