CCZ de Natal intensifica o uso do carro fumacê para conter o avanço de arboviroses no município - Por dentro do RN
CCZ de Natal intensifica o uso do carro fumacê para conter o avanço de arboviroses

CCZ de Natal intensifica o uso do carro fumacê para conter o avanço de arboviroses no município

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), através do Centro de Controle de Zoonoses, tem intensificado as ações de combate ao mosquito transmissor de arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no município. Além de ampliar as ações educativas e visitas domiciliares, a utilização de UBV portátil e pesada (carro fumacê) vem sendo aplicada em algumas áreas da cidade, como na Zona Oeste, atualmente. Essa modalidade é indicada para localidades onde exista índice de infestação significativo do Aedes aegypti e transmissão da dengue com casos notificados.

Na última segunda-feira (2.mai.2022) o CCZ iniciou um novo ciclo de pulverização em quarteirões-chave dos bairros de Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Nossa Senhora de Nazaré e Bom Pastor. O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) esclarece que existem critérios técnicos para a solicitação e aplicação do fumacê, sendo essa uma estratégia intensa de combate aos mosquitos adultos de uma região.

“Vamos cumprir quatro ciclos de aplicação, sempre no início da manhã ou fim da tarde, que é o período de atividade do mosquito. A situação vetorial de adoecimento nesses pontos do Distrito Oeste está elevada, por isso além de contar com o trabalho dos agentes de endemias, iniciamos o carro fumacê. Vale salientar que é muito importante o trabalho em conjunto com a comunidade, uma vez que a UBV elimina mosquitos cortando a cadeia de transmissão e adoecimento, mas não combate os ovos e larvas em água parada”, comenta Vaneska Gadelha, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

A aplicação do inseticida de maneira espacial é uma forma complementar às demais técnicas de enfrentamento. É necessário manter também as ações de combate e controle para que o fumacê tenha eficácia, tais como: descartar lixo de maneira correta, manter garrafas e potes voltados para baixo, cobrir a caixa d’água, colocar pratos com terra sob o vaso das plantas e eliminação de focos do mosquito.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado