União Brasil desiste de terceira via e anuncia que terá candidato próprio à Presidência

União Brasil desiste de terceira via e anuncia que terá candidato próprio à Presidência

O presidente do União Brasil, deputado Luciano Bivar (PE), anunciou em vídeo divulgado nesta quarta-feira (4.mai.2022) que o partido não deve se unir às siglas da chamada terceira via para lançar uma chapa unificada à Presidência da República. Segundo Bivar, a legenda lançará uma chapa pura, ou seja, com candidatos a presidente e vice-presidente do próprio União Brasil. No vídeo, o parlamentar não diz quem serão esses candidatos.

“Esperamos até o último momento para ver se fazíamos uma coligação com outros partidos. Entretanto, outros partidos não tiveram a mesma unidade que tem o União Brasil. Então, em função disso, não restou a nós uma única alternativa a não ser sairmos com uma chapa pura”, diz Bivar no comunicado. No último dia 14, a Executiva Nacional do União Brasil lançou a pré-candidatura de Bivar à presidência da República. Até aquele momento, o partido ainda negociava com a chamada “terceira via” – e dizia que indicaria Bivar para ser o candidato do grupo à presidência.

Questionada nesta quarta, no entanto, a assessoria de Luciano Bivar respondeu que não há “nada definido ainda”.

Movimentações

O desembarque do União da chamada terceira via já havia sido antecipado, na última semana, pelos blogs dos jornalistas Ana Flor e Gerson Camarotti no g1. Na terça (3.mai.2022), segundo o Blog do Camarotti, dirigentes de partidos como MDB e PSDB chegaram a pedir que o União adiasse o anúncio de uma candidatura própria.

Além de Luciano Bivar, o União Brasil tem entre seus filiados outro “candidato a candidato”: o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro, que migrou do Podemos para o União no último dia da janela partidária. Moro já tinha sido lançado pelo Podemos como pré-candidato ao Planalto. Até o momento, mesmo tendo mudado de partido, o ex-juiz diz que não descartou a possibilidade de concorrer ao cargo.

Dentro do União Brasil, no entanto, a ala de ex-integrantes do DEM resiste a uma eventual indicação de Moro como candidato à presidência da República. Já entre os partidos que ainda negociam uma candidatura unificada da terceira via, também há diversos nomes na disputa.

O PSDB tem João Doria como pré-candidato da legenda à Presidência. O MDB já lançou a pré-candidatura de Simone Tebet. O Cidadania chegou a lançar o senador Alessandro Vieira como pré-candidato, mas o parlamentar desistiu de concorrer.

Com informações de Gustavo Garcia, no G1
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês